A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) para estabelecer normas de cooperação entre os entes federativos na adoção de políticas e programas educacionais.De autoria do Senado, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19 foi aprovado nesta quarta-feira (3) com mudanças e, por isso, retorna para nova...
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Publicado em: Por: Pra começo de conversa
Sentimento por Entidade:
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Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é apresentada como o órgão que aprovou o projeto de lei, o que confere uma conotação neutra a levemente positiva pela ação legislativa.
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Sistema Nacional de Educação
O Sistema Nacional de Educação é descrito como um instrumento para estabelecer normas de cooperação e políticas educacionais, o que lhe confere um caráter positivo e de avanço.
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Senado
O Senado é mencionado como a origem do projeto e o órgão que o analisará novamente, sem julgamento de valor sobre sua atuação.
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Projeto de Lei Complementar 235/19
O projeto de lei é apresentado como um avanço legislativo para a educação, com um tom neutro a levemente positivo.
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Rafael Brito
Rafael Brito é apresentado como relator do projeto e presidente de uma frente parlamentar, com suas falas citadas para contextualizar a importância e o atraso na criação do SNE. Sua atuação é descrita de forma positiva.
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MDB-AL
O MDB-AL é mencionado apenas como a afiliação partidária do deputado Rafael Brito, sem qualquer conotação específica.
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Frente Parlamentar Mista da Educação
A frente parlamentar é citada como o contexto da atuação de Rafael Brito, conferindo-lhe uma conotação neutra a levemente positiva por seu papel na defesa da educação.
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Plano Nacional de Educação
O Plano Nacional de Educação é mencionado como referência para a criação do SNE e para as metas a serem alcançadas, o que lhe confere um caráter positivo e de planejamento.
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Comissão Intergestores Tripartite da Educação
A Comissão Intergestores Tripartite da Educação é descrita como uma instância de articulação e pactuação para o alcance de metas educacionais, o que lhe confere um caráter positivo e funcional.
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Ministério da Educação
O Ministério da Educação é apresentado como o coordenador da Cite, com um papel ativo na articulação de políticas educacionais, o que lhe confere um tom neutro a levemente positivo.
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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
O Inep é citado pela realização de estudos técnicos para o Custo Aluno Qualidade, o que lhe confere um papel técnico e de apoio à educação, com um tom neutro a levemente positivo.
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A LDB é mencionada como a base para a definição das etapas e modalidades da educação básica, o que lhe confere um caráter fundamental e positivo para o setor.
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Fundeb
O Fundeb é citado como fonte de recursos para a educação, o que lhe confere um caráter positivo e de financiamento.
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Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação
O Consed é mencionado como representante dos estados na Cite, com um papel de articulação, o que lhe confere um tom neutro a levemente positivo.
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União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
A Undime é apresentada como representante dos municípios na Cite, com um papel de articulação, o que lhe confere um tom neutro a levemente positivo.
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Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais
O Consec é mencionado como representante de capitais na Cite, com um papel de articulação, o que lhe confere um tom neutro a levemente positivo.
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Agência Câmara de Notícias
A Agência Câmara de Notícias é a fonte da informação, sem qualquer julgamento de valor sobre ela.
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Sentimento Geral
O texto é predominantemente informativo e descreve a aprovação de um projeto de lei, com pouca carga emocional ou opinativa. O tom é neutro, com um leve viés positivo devido à descrição dos objetivos e mecanismos do sistema proposto.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo