Mais de um ano após as enchentes no Rio Grande do Sul, o estado ainda trabalha para reconstruir escolas e prepará-las para futuros desastres climáticos. De acordo com a secretária estadual de Educação, Raquel...
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Publicado em: Por: Programa Falando SérioSentimento por Entidade:
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Rio Grande do Sul
O estado é apresentado como um local que sofreu com enchentes e que agora busca soluções para reconstruir e preparar suas escolas para desastres climáticos, o que é visto como um processo de aprendizado e resiliência.
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Raquel Teixeira
A secretária é retratada como uma figura ativa e propositiva na busca por soluções para a reconstrução e preparação das escolas, compartilhando experiências e defendendo a importância do plano de contingência e do envolvimento comunitário. Suas falas são citadas como importantes para o tema.
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Secretaria de Educação
A secretaria é mencionada como um órgão envolvido na reconstrução e na implementação de planos de contingência para escolas afetadas por desastres climáticos, indicando um papel ativo na resolução do problema.
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Banco Mundial
O banco é citado como um parceiro que auxiliou no mapeamento de escolas em risco, indicando uma colaboração positiva em um projeto de prevenção.
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Japão
O Japão é usado como exemplo de um país que aprendeu a conviver com tsunamis, reforçando a ideia de resiliência e adaptação a fenômenos naturais, o que é positivo para o contexto do texto.
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Califórnia
A Califórnia é citada como um exemplo de local que aprendeu a conviver com terremotos, reforçando a ideia de resiliência e adaptação a fenômenos naturais, o que é positivo para o contexto do texto.
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Itália
A Itália é mencionada como um exemplo de país que aprendeu a conviver com vulcões, reforçando a ideia de resiliência e adaptação a fenômenos naturais, o que é positivo para o contexto do texto.
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Fundação Santillana
A fundação é apresentada como promotora de um fórum internacional sobre sustentabilidade e educação, e também como organizadora do Prêmio Escolas Sustentáveis, indicando um papel ativo e positivo na promoção de temas relevantes.
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Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI)
A OEI é citada como promotora de um fórum internacional sobre sustentabilidade e educação, e também como organizadora do Prêmio Escolas Sustentáveis, indicando um papel ativo e positivo na promoção de temas relevantes.
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Japão
O Japão é usado como exemplo de um país que aprendeu a conviver com tsunamis, reforçando a ideia de resiliência e adaptação a fenômenos naturais, o que é positivo para o contexto do texto.
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Califórnia
A Califórnia é citada como um exemplo de local que aprendeu a conviver com terremotos, reforçando a ideia de resiliência e adaptação a fenômenos naturais, o que é positivo para o contexto do texto.
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Itália
A Itália é mencionada como um exemplo de país que aprendeu a conviver com vulcões, reforçando a ideia de resiliência e adaptação a fenômenos naturais, o que é positivo para o contexto do texto.
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Valência
Valência é apresentada como uma cidade que também foi afetada por tempestades e que recebeu a experiência do Rio Grande do Sul para reconstrução, indicando um aprendizado e colaboração internacional.
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José Picó
O arquiteto é retratado como um profissional que trabalhou na reconstrução de escolas, priorizando a escuta da comunidade e defendendo a adaptação das escolas às necessidades atuais e à sustentabilidade. Sua atuação é descrita de forma positiva.
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Espacios Maestros
O escritório de arquitetura é apresentado como responsável por reformar escolas na Espanha, Brasil e México, com foco em atender às necessidades da comunidade e promover sustentabilidade, o que é descrito de forma positiva.
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Brasil
O Brasil é mencionado como um dos países onde o escritório Espacios Maestros desenvolveu projetos de reforma de escolas, além de ter finalistas no Prêmio Escolas Sustentáveis, o que indica participação e relevância no tema.
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México
O México é mencionado como um dos países onde o escritório Espacios Maestros desenvolveu projetos de reforma de escolas, além de ter finalistas no Prêmio Escolas Sustentáveis, o que indica participação e relevância no tema.
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Institución Educativa Comercial de Envigado
A escola colombiana é apresentada como vencedora internacional do Prêmio Escolas Sustentáveis com um projeto inovador e alinhado às políticas ambientais, sendo um exemplo de sucesso e boa prática.
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Colômbia
A Colômbia é mencionada como o país da escola vencedora internacional do Prêmio Escolas Sustentáveis e também como um dos países com finalistas, indicando um papel de destaque e inovação na área.
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Escola Estadual Brasil
A escola brasileira é destacada como finalista do prêmio por um projeto pioneiro de alerta precoce para inundações e deslizamentos, demonstrando inovação e relevância.
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Limeira
Limeira é a cidade onde está localizada a Escola Estadual Brasil, finalista do prêmio, o que a insere no contexto de iniciativas relevantes.
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Creche Municipal Magdalena Arce Daou
A creche de Manaus é apresentada como finalista do prêmio por um projeto que combina sustentabilidade, arte e inclusão, demonstrando uma abordagem inovadora e positiva.
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Manaus
Manaus é a cidade onde está localizada a Creche Municipal Magdalena Arce Daou, finalista do prêmio, o que a insere no contexto de iniciativas relevantes.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente positivo e propositivo ao discutir a resiliência e a preparação de escolas para desastres climáticos, destacando a importância da comunidade e da inovação. Há menções a desastres passados, mas o foco é na solução e na aprendizagem.
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