BBC – O Pix não será taxado. As transferências via Pix não são monitoradas diariamente. O esclarecimento foi feito nesta
Ler notícia completa no site do autor ↗️Nova regra do Pix: 5 perguntas para entender o que muda na Receita
Publicado em: Por: Raimundo Borges
Sentimento por Entidade:
-
Pix
O Pix é apresentado como um sistema de pagamento que não sofrerá alterações em seu uso, mas que terá suas movimentações monitoradas pela Receita Federal de forma consolidada, sem impacto no sigilo bancário. A menção a golpes que usam o nome do Pix confere um leve tom negativo associado à sua utilização indevida.
-
Receita Federal
A Receita Federal é retratada como um órgão que busca aprimorar a fiscalização e combater crimes financeiros, ao mesmo tempo que se preocupa em não prejudicar contribuintes honestos. A menção a golpes que usam seu nome e símbolos confere um leve tom negativo, mas a explicação das novas regras e a desmistificação de boatos trazem um tom mais positivo.
-
Instrução Normativa RFB nº 2.219/24
A instrução normativa é apresentada de forma neutra, como um instrumento que altera obrigações para instituições financeiras e bancos digitais para fins de informação à Receita Federal.
-
Robinson Barreirinhas
O secretário da Receita Federal é citado como fonte de informação e suas declarações são usadas para explicar os benefícios da nova regra e desmentir boatos sobre cobranças e fraudes, o que confere um tom positivo à sua figura no contexto da notícia.
-
e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte)
O e-CAC é mencionado como um canal oficial e seguro da Receita Federal, o que lhe confere um caráter positivo de confiabilidade.
-
Sentimento Geral
O texto é predominantemente informativo, explicando as novas regras do Pix e desmistificando boatos sobre cobranças e fraudes. Há um tom neutro a levemente positivo ao descrever os benefícios da medida para a Receita e para o contribuinte, mas sem exageros.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo