Por Raimundo Borges O Imparcial – Neste começo de 2025, um ano sem eleição, as forças políticas do Centrão, abrigo
Ler notícia completa no site do autor ↗️Congresso quer sujar a Lei da Ficha Limpa
Publicado em: Por: Raimundo Borges
Sentimento por Entidade:
-
Centrão
É descrito como 'abrigo natural de direitistas, extremistas de direita e oportunistas de ocasião' e responsável por um 'pacote de desserviços do Congresso Nacional'.
-
Jair Bolsonaro
É associado ao desespero de se livrar de ordens de prisão, à tentativa de se tornar elegível em 2026, à difusão de informações falsas sobre a Lei da Ficha Limpa e à articulação para sua reabilitação eleitoral. A menção à sua inelegibilidade até 2030 também contribui para o sentimento negativo.
-
Lula
É mencionado como contra o semipresidencialismo, em um contexto neutro.
-
Donaldo Trump
É mencionado em relação ao governo de extrema-direita nos Estados Unidos, em um contexto neutro de articulação política.
-
Bibo Nunes
É identificado como deputado bolsonarista autor da proposta que visa diminuir o período de inelegibilidade na Lei da Ficha Limpa.
-
Eduardo Bolsonaro
É mencionado como um dos que passaram a difundir informações falsas sobre a Lei da Ficha Limpa.
-
Mário Frias
É mencionado como um dos que passaram a difundir informações falsas sobre a Lei da Ficha Limpa.
-
Marlon Reis
É retratado como o idealizador da Lei da Ficha Limpa, que vê uma escalada de projetos bolsonaristas como ação em bloco e se diz 'assombrado' com as iniciativas, indicando uma postura de defesa da lei contra as ameaças.
-
Congresso Nacional
É descrito como dominado por maioria bolsonarista, responsável por um 'pacote de desserviços' e em processo de desidratação ou revogação da Lei da Ficha Limpa, além de tramitar a mudança para o semipresidencialismo, ambos rejeitados pela população.
-
Lei da Ficha Limpa
É o foco de propostas de desidratação ou revogação, consideradas um 'desserviço' e uma 'ação em bloco' para beneficiar Jair Bolsonaro, com grande rejeição popular às mudanças propostas.
-
Altas Intel
É citada como a divulgadora de uma pesquisa sobre a rejeição popular à alteração da Lei da Ficha Limpa, em um contexto informativo.
-
AtlasIntel
É citada como a realizadora de pesquisas sobre a rejeição popular à alteração da Lei da Ficha Limpa e ao semipresidencialismo, em um contexto informativo.
-
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
É mencionado como a entidade que deu origem à Lei da Ficha Limpa e que deve apresentar reação à proposta de sua desidratação, indicando uma postura ativa em defesa da lei.
-
CNN-Brasil
É citada como o veículo onde Marlon Reis deu uma declaração, em um contexto informativo.
-
Supremo Tribunal Federal
É mencionado como a instância que pode derrubar uma decisão do Legislativo sobre a reabilitação eleitoral, em um contexto neutro sobre suas futuras ações.
-
08 de janeiro de 2023
É mencionado como o evento cujos golpistas poderiam ser anistiados pelas propostas do Centrão, associando as mudanças legislativas a um contexto de impunidade para atos antidemocráticos.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica às iniciativas do Congresso Nacional em relação à Lei da Ficha Limpa e ao semipresidencialismo, retratando essas propostas como prejudiciais à democracia e com objetivos eleitorais escusos. A maioria das menções a políticos e propostas é negativa.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo