Por Raimundo Borges O Imparcial – Entrando na segunda metade do 3º mandato, governo do presidente Luiz Inácio Lula da
Ler notícia completa no site do autor ↗️Lula mexe no governo e tenta sair das cordas
Publicado em: Por: Raimundo Borges
Sentimento por Entidade:
-
Luiz Inácio Lula da Silva
O texto retrata Lula como um presidente em dificuldades, ilhado, com aprovação em queda, dificuldades de comunicação com as massas e problemas de governança no Congresso. Menciona que ele pensa em não ser candidato em 2026 devido aos desafios.
-
Dilma Rousseff
É mencionada em um contexto histórico comparativo, como eleita e reeleita em um cenário político diferente e mais favorável para o PT, o que não reflete diretamente um sentimento sobre ela no presente, mas sim sobre o passado do partido.
-
Congresso
É descrito como controlado pelo Centrão, pela direita e bolsonarismo, 'contra o governo ou querendo dele tirar proveito', e que desidratou a reforma tributária. A dificuldade em aprovar o orçamento de 2025 também é atribuída a ele.
-
Centrão
É retratado como uma força que domina o Congresso, que ocupa cargos no governo e que participa da desidratação de propostas como a reforma tributária, indicando uma relação de conveniência e controle sobre o governo.
-
Bolsonarismo
É descrito como parte do controle do Congresso, explorando mentiras como a taxação do Pix, fazendo a popularidade de Lula despencar e crescendo a desconfiança no mercado. Também é associado à extrema direita que 'bota a cara na rua, grita, esperneia, usa e abusa das redes sociais'.
-
Donald Trump
É mencionado como exemplo de um movimento de extrema direita que explodiu nos EUA e está arregaçando esquerdas na Europa, e seu 'jogo pesado' de expulsar brasileiros é admirado por alguns, mas a menção é mais para contextualizar a ascensão da direita, não havendo um forte juízo de valor sobre ele no texto.
-
Polícia Federal
É mencionada como parte das instituições (PF, PGR, STF) contra os 'bolsonaristas golpistas', mas o texto afirma que 'grande parte do povão não dá a mínima para o desenrolar dos processos', indicando neutralidade sobre a atuação da PF em si.
-
PGR
É mencionada como parte das instituições (PF, PGR, STF) contra os 'bolsonaristas golpistas', mas o texto afirma que 'grande parte do povão não dá a mínima para o desenrolar dos processos', indicando neutralidade sobre a atuação da PGR em si.
-
Supremo Tribunal Federal
É mencionado como parte das instituições (PF, PGR, STF) contra os 'bolsonaristas golpistas', mas o texto afirma que 'grande parte do povão não dá a mínima para o desenrolar dos processos', indicando neutralidade sobre a atuação do STF em si.
-
Quaest
É citada como a fonte dos dados de desaprovação de Lula em Pernambuco e Bahia, apresentando os números de forma factual. A menção é para atribuir a origem da informação.
-
Nísia Trindade
É mencionada como a ministra da Saúde que foi trocada por Alexandre Padilha, em um contexto de tentativa de 'sacudida' no governo, o que sugere que sua gestão pode ter sido um dos motivos para a mudança, implicando uma avaliação levemente negativa de sua performance no cargo.
-
Alexandre Padilha
É mencionado como o substituto de Nísia Trindade na Saúde, em uma tentativa de 'sacudida' no governo. Sua nomeação é apresentada como uma ação do presidente para mudar o cenário, sem um julgamento direto sobre sua capacidade ou desempenho.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão predominantemente negativa sobre o governo Lula, destacando dificuldades de aprovação, desafios de comunicação e governança, e a pressão da oposição e de fatores econômicos. Embora mencione pontos positivos como o PIB e o emprego, a ênfase recai sobre os problemas e a queda de popularidade.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo