DCM – O Estadão afirmou em editorial que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), “falhou miseravelmente” ao lidar com
Ler notícia completa no site do autor ↗️Hugo Motta “falhou miseravelmente” contra motim bolsonarista, diz Estadão
Publicado em: Por: Raimundo Borges
Sentimento por Entidade:
-
Estadão
O jornal é citado como a fonte da crítica principal ("falhou miseravelmente") e sua opinião é apresentada de forma negativa em relação à atuação de Hugo Motta.
-
Hugo Motta
O presidente da Câmara é descrito como "falhou miseravelmente", com "fraqueza" e "falta de pulso", além de "apavorar-se ao menor arreganho" e ter sua "abala autoridade" e "fragilidade da posição" evidenciadas.
-
Republicanos-PB
O partido é mencionado apenas como afiliação partidária de Hugo Motta, sem qualquer juízo de valor sobre o partido em si.
-
André Janones
O deputado é mencionado em um exemplo comparativo sobre punições anteriores, sem que isso gere um juízo de valor sobre ele no contexto da notícia.
-
Avante-MG
O partido é mencionado apenas como afiliação partidária de André Janones, sem juízo de valor.
-
Gilvan da Federal
O deputado é mencionado em um exemplo comparativo sobre punições anteriores, sem juízo de valor.
-
PL-ES
O partido é mencionado apenas como afiliação partidária de Gilvan da Federal, sem juízo de valor.
-
Nikolas Ferreira
O deputado é mencionado em exemplos comparativos e em uma acusação posterior, mas o foco não está nele, e sim na atuação de Motta e na manobra do PL.
-
Gleisi Hoffmann
A ministra é mencionada em um exemplo comparativo, sem juízo de valor sobre ela.
-
Arthur Lira
O ex-presidente da Câmara é mencionado como tendo tido que intervir, o que é apresentado como um fato que evidencia a fragilidade de Motta, mas sem crítica direta a Lira.
-
PP-AL
O partido é mencionado apenas como afiliação partidária de Arthur Lira, sem juízo de valor.
-
Jair Bolsonaro
O ex-presidente é associado a "motim bolsonarista", "tentativa de golpe de Estado" e "gestões junto ao presidente Donald Trump", o que o coloca em uma posição negativa no texto.
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é mencionado como o órgão que pode condenar Jair Bolsonaro, sem juízo de valor sobre o tribunal.
-
Donald Trump
O ex-presidente dos EUA é mencionado em relação a gestões da família Bolsonaro, sem juízo de valor sobre ele.
-
PL
O partido é descrito como tendo "apelou a uma manobra diversionista" e "teve a audácia de enviar à Corregedoria da Câmara, por conta própria, uma representação contra a deputada petista Camila Jara", indicando uma ação negativa.
-
Camila Jara
A deputada é mencionada como alvo de uma representação do PL, mas o texto a defende ("evidentemente não fazia parte da súcia liberticida"), sem juízo de valor sobre ela.
-
PT-MS
O partido é mencionado apenas como afiliação partidária de Camila Jara, sem juízo de valor.
-
Ulysses Guimarães
Ulysses Guimarães é citado como inspiração de Motta e como um presidente que "se gabava de somente decidir sob pressão", o que contrasta positivamente com a descrição de Motta.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte crítica à atuação do presidente da Câmara, Hugo Motta, e ao seu manejo de uma crise política interna, com o jornal "Estadão" sendo citado como fonte principal da crítica. A linguagem utilizada é depreciativa em relação a Motta, e o tom geral é de desaprovação e preocupação com a autoridade da instituição.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo