Escolhido para representar o Brasil na disputa de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2026, O Agente Secreto chega aos
Ler notícia completa no site do autor ↗️‘O Agente Secreto’ chega aos cinemas com ‘personagens grotescamente cruéis’, doses de humor e tragédias reais
Publicado em: Por: Raimundo Borges
Sentimento por Entidade:
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O Agente Secreto
O filme é descrito como um 'thriller político' que estreou em grande estilo, ganhou prêmios em Cannes (Melhor Direção e Melhor Ator), foi aplaudido por mais de dez minutos, aclamado pela crítica como 'obra-prima imponente' e 'adoração palpável pelo cinema'. Sua temática é considerada relevante e a execução elogiada.
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Wagner Moura
É protagonista do filme, conquistou o prêmio de Melhor Ator em Cannes (conquista inédita para obra brasileira), retorna ao cinema brasileiro após 11 anos, é descrito como 'tão charmoso quanto qualquer outro superespião do cinema' e transmite melancolia silenciosa. Suas declarações sobre o filme e o momento político são apresentadas de forma respeitosa.
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Kleber Mendonça Filho
É o diretor do filme, ganhou o prêmio de Melhor Direção em Cannes, é elogiado por sua obra, por ter o 'dom de criar personagens' e por sua determinação em registrar detalhes peculiares. Suas declarações sobre a importância da memória e a experiência do cinema são valorizadas.
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Festival de Cannes
O festival é apresentado como o palco de grandes conquistas para o filme ('estreia em grande estilo', 'dois prêmios'), o que confere prestígio e validação à obra e aos seus criadores.
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BBC News Brasil
A empresa é mencionada como a fonte de entrevistas com Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, o que a posiciona como um veículo de comunicação que amplifica a discussão sobre o filme e seus temas, sem um julgamento direto sobre a empresa em si.
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Marcelo
É o personagem principal interpretado por Wagner Moura. É descrito como um professor de tecnologia, viúvo, que busca escapar de um passado violento e proteger sua pesquisa. Apesar de enfrentar perigos e crueldades, ele é o foco da narrativa e a representação das angústias e tragédias reais.
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Recife
A cidade é o cenário principal do filme, onde se passam os eventos. É descrita como um local de perigos e segredos, mas também de efervescência cultural (Carnaval) e de detalhes peculiares que o diretor busca registrar. A menção é contextual e neutra.
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Lei da Anistia
A lei é mencionada no contexto da ditadura militar e descrita por Kleber Mendonça Filho como tendo um 'efeito traumático na sociedade brasileira, que é esquecer para não lembrar', indicando uma visão crítica sobre suas consequências.
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Maria Fernanda Cândido
É mencionada como parte do elenco do filme, sem maiores detalhes sobre sua atuação ou papel, o que a torna uma entidade neutra no contexto.
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Gabriel Leone
É mencionado como parte do elenco do filme, sem maiores detalhes sobre sua atuação ou papel, o que o torna uma entidade neutra no contexto.
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Alice Carvalho
É mencionada como parte do elenco do filme, sem maiores detalhes sobre sua atuação ou papel, o que a torna uma entidade neutra no contexto.
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Tania Maria
É mencionada como a atriz que interpreta uma senhora 'muito comunicativa e protetora', o que sugere um papel com características positivas dentro da narrativa.
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Robério Diógenes
É descrito como o 'chefe da polícia local' que demonstra 'falta de moral' e aposta, sorrindo, que o número de mortos durante o carnaval triplicará, enquadrando-o na categoria de 'grotescamente cruel'.
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Jair Bolsonaro
É mencionado como o ex-presidente durante cujo governo artistas, universidades e imprensa sofreram cortes de verbas, sendo visto como um 'inimigo ideológico' desses setores. A associação com um período 'difícil' para essas áreas confere uma conotação negativa.
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PL
Associado ao governo de Jair Bolsonaro, o partido é implicitamente ligado ao período de cortes de verbas e tensões com artistas, universidades e imprensa, conferindo-lhe uma conotação negativa no contexto.
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Donald Trump
É mencionado em comparação com o julgamento de Bolsonaro, sendo citado que ele foi acusado de liderar uma rebelião contra o resultado eleitoral, mas absolvido. Sua postura com imigrantes sem documentos é criticada como 'um horror', e ele é descrito como tendo 'tendências autoritárias evidentes'.
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Academia Brasileira de Cinema
O órgão é apresentado como responsável pela escolha do filme para representar o Brasil no Oscar 2026, o que confere uma validação institucional e positiva à obra.
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Manas
É mencionado como o filme que foi 'desbancado' por 'O Agente Secreto' na disputa para representar o Brasil no Oscar, o que, por comparação, o coloca em uma posição de menor destaque ou sucesso no contexto da notícia.
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Neon
A distribuidora é apresentada como a empresa que adquiriu os direitos do filme e já promoveu uma sessão exclusiva para membros da Academia do Oscar, associando-a a um trabalho de promoção e sucesso internacional para a obra.
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Parasita
É citado como um filme premiado (2019) cujos direitos foram comprados pela mesma distribuidora ('Neon') que adquiriu os direitos de 'O Agente Secreto', conferindo um selo de qualidade e sucesso por associação.
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Anora
É citado como um filme premiado (2024) cujos direitos foram comprados pela mesma distribuidora ('Neon') que adquiriu os direitos de 'O Agente Secreto', conferindo um selo de qualidade e sucesso por associação.
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Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
É mencionada como a instituição onde Kleber Mendonça Filho se formou em jornalismo, o que é um fato informativo e neutro sobre sua trajetória.
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Ainda Estou Aqui
É mencionado como outro filme do diretor, usado como ponto de comparação para indicar que, mesmo com ação, ainda há perguntas a serem respondidas, o que é uma observação neutra sobre a estrutura narrativa de suas obras.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre o filme 'O Agente Secreto', destacando suas conquistas em Cannes, aclamação da crítica e a qualidade da direção e atuação. Há também uma discussão sobre temas políticos e sociais relevantes, apresentados de forma informativa. A menção a figuras políticas como Bolsonaro e Trump, e a críticas a políticas americanas, adicionam um tom de debate, mas não ofuscam o foco principal no filme.
- Muito Positivo
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