Uns viram uma réstia de luz no fim do túnel, outros acharam que viram, mas não se arriscaram a confirmar, e outros nada viram, achando que o túnel continua no breu. Foi assim que políticos brandonistas e dinistas se dividiram em relação à proposta de pacificação feita pelo senador Weverton Rocha (PDT), e à revelação,
Ler notícia completa no site do autor ↗️Corrida aos Leões: proposta pacificadora de Weverton esbarra numa indagação de Brandão: “Como?”
Publicado em: Por: Repórter Tempo
Sentimento por Entidade:
-
Weverton Rocha
É apresentado como proponente de uma 'proposta pacificadora', mas a iniciativa é recebida com ceticismo e questionamentos ('Como?'). Sua ação é descrita, mas sem juízo de valor explícito sobre sua pessoa.
-
Carlos Brandão
É retratado como irredutível em sua posição de cumprir o mandato e lançar seu candidato, o que dificulta a pacificação. Sua resposta à proposta de Weverton Rocha é direta e questionadora ('Mas não diz como'). É descrito como tendo 'batido pé' e iniciado um 'roteiro político para outro rumo', indicando uma postura firme, mas que gera conflito. É também descrito como vítima de 'perseguição política pela via judicial'.
-
Lula da Silva
É mencionado como o presidente que 'vai tentar unir as duas bandas da sua base de apoio no Maranhão'. A intenção é apresentada de forma neutra, como uma iniciativa política.
-
Orleans Brandão
É mencionado como o 'pré-candidato ao Palácio dos Leões' apoiado por Carlos Brandão. Sua candidatura é um fato político descrito, sem atribuição de sentimento.
-
Felipe Camarão
É mencionado como o 'vice-governador' que 'reafirma a sua pré-candidatura'. Sua posição é descrita como parte do cenário político, sem juízo de valor.
-
Flávio Dino
É retratado de forma positiva em relação ao julgamento do STF, onde é descrito como 'a grande estrela', com 'vasto conhecimento', 'aulas de comunicação', 'tiradas inteligentes' e 'capacidade de reforçar seus argumentos'. Sua fala é destacada como de 'maior repercussão' e muitos o veem como 'talhado para ser presidente da República em 2030'. No entanto, também é mencionado como ministro que 'mandou abrir investigação sobre suposta venda de vagas no TCE', o que gera 'dura reação' de Carlos Brandão, e é acusado de transformar Carlos Brandão em 'possível alvo de uma pancada judicial'.
-
Alexandre de Moraes
É descrito como 'o julgador implacável, corajoso, que não vergou um milímetro, apesar de todas as tentativas de coação que sofreu', o que confere um sentimento fortemente positivo à sua atuação.
-
Cármen Lúcia
Consolida sua imagem de 'ministra severa, defensora implacável do estado democrático de direito e das regras constitucionais em vigor no País', o que é apresentado de forma positiva.
-
Luiz Fux
É apresentado como 'o pária, que desdisse tudo o que vinha dizendo e concluiu afirmando que nada aconteceu no país, tornando-se ídolo da bolha que apoia os acusados'. Essa descrição é claramente negativa.
-
Zanin
Entrou e saiu com o 'brilho da serenidade e da precisão no voto, e reconhecido por haver conduzido o julgamento sem qualquer percalço'. A descrição é positiva, mas menos enfática que a de Moraes ou Cármen Lúcia.
-
Iracema Vale
É mencionada como a 'presidente' da Assembleia Legislativa que foi 'candidata à reeleição' e teve sua eleição 'judicializada'. Sua candidatura e a judicialização são fatos descritos.
-
Othelino Neto
É citado como o deputado que, por meio do seu partido, o Solidariedade, tomou a iniciativa de propor as ADIs sobre a eleição na Assembleia Legislativa e a escolha de conselheiros do TCE. Sua ação é descrita como o gatilho para os desdobramentos judiciais.
-
Jair Bolsonaro
É mencionado como 'ex-presidente' condenado a '27 anos de cadeia por tentativa de golpe de estado'. A descrição de sua condenação é fortemente negativa.
-
Eduardo Braide
É retratado como 'líder nas pesquisas sobre intenção de voto para o Palácio dos Leões em 2026' e com 'prestígio ganhar espaço cada vez maior na cúpula nacional do seu partido'. Sua trajetória é descrita como 'bem-sucedida' e sua gestão como 'arrojada'. A possibilidade de ser vice de Tarcísio é vista como 'remota, mas possível'. Sua inteligência política é destacada, mas a hipótese de ser vice é vista como 'aventura' de 'margem de risco'.
-
Tarcísio de Freitas
É mencionado como o 'governador de São Paulo' cuja candidatura presidencial é uma 'eventualidade', para a qual Eduardo Braide poderia ser vice. Sua possível candidatura é um cenário político hipotético.
-
José Sarney
É citado como exemplo histórico de um maranhense que foi vice e depois presidente. Sua menção é factual e histórica.
-
Gardênia Gonçalves
É citada como exemplo histórico de candidata a vice-presidente. Sua menção é factual e histórica.
-
Espiridião Amin
É mencionado como o senador na chapa de vice do qual Gardênia Gonçalves foi candidata. Sua menção é factual e histórica.
-
Antony Garotinho
É mencionado como o fluminense na chapa de vice do qual José Antônio Almeida se candidatou. Sua menção é factual e histórica.
-
PDT
É o partido do senador Weverton Rocha, mencionado no contexto de sua proposta de pacificação. A menção é contextual.
-
PSB
É o partido ao qual Carlos Brandão 'ainda' pertence, mencionado no contexto de sua decisão de cumprir o mandato. A menção é contextual e indica uma possível mudança.
-
MDB
É o partido do secretário Orleans Brandão, pré-candidato à sucessão de Carlos Brandão. A menção é contextual.
-
PT
É o partido de Lula da Silva e de Felipe Camarão. Mencionado no contexto da tentativa de união da base e da pré-candidatura de Camarão.
-
PSD
É o partido de Eduardo Braide, que 'o quer candidato a governador do Maranhão' e 'já teria ventilado seu nome para candidato a vice-presidente'. A cúpula nacional do partido é apresentada como tendo interesse em Braide.
-
Solidariedade
É o partido do deputado Othelino Neto, que tomou a iniciativa de propor as ADIs sobre a eleição na Assembleia Legislativa e a escolha de conselheiros do TCE. A ação do partido é o gatilho para desdobramentos judiciais.
-
Supremo Tribunal Federal
É o órgão onde ocorreu o julgamento que condenou Jair Bolsonaro. A atuação de seus ministros, em especial Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, é destacada de forma positiva em relação à defesa do Estado Democrático de Direito.
-
Assembleia Legislativa
É o órgão onde ocorreu a eleição para a presidência que resultou em empate e foi judicializada. A eleição e sua judicialização são descritas.
-
Tribunal de Contas do Estado
É o órgão para o qual Flávio Costa tentou ser indicado e onde ocorreu um processo de escolha de conselheiro que foi interrompido por decisões judiciais. A tentativa de indicação e a interrupção são descritas.
-
Tribunal de Justiça
É o órgão que bloqueou o projeto de Carlos Brandão para emplacar Flávio Costa como desembargador. A decisão judicial é descrita.
-
Palácio dos Leões
É a sede do Governo do Estado do Maranhão, mencionada no contexto das decisões políticas e indicações de Carlos Brandão. A menção é contextual.
-
São Luís
É a capital do Maranhão e sede da prefeitura de Eduardo Braide. Mencionado no contexto de sua gestão e pesquisas de intenção de voto.
-
Maranhão
É o estado onde ocorrem os desdobramentos políticos descritos, incluindo a disputa pelo Palácio dos Leões e as movimentações de seus políticos. A menção é contextual.
-
Ponto & Contraponto
É o nome de uma seção do jornal ou coluna de análise política. A menção é para identificar a origem da análise.
-
Coluna
Refere-se à coluna de análise política que está publicando o texto. A menção é para contextualizar a informação.
-
Golpe de Estado
É o tema central do julgamento do STF que condenou Jair Bolsonaro. A descrição como 'trama golpista' e 'tentativa de golpe de estado' confere um sentimento fortemente negativo.
-
ADIs
São as Ações Diretas de Inconstitucionalidade propostas pelo Solidariedade sobre a eleição na Assembleia Legislativa e a escolha de conselheiros do TCE. A menção é factual.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise política complexa e multifacetada, com diversas opiniões e desdobramentos, mas o tom predominante é de análise crítica e ceticismo em relação às propostas de pacificação e às movimentações políticas, evidenciado pela forma como as divergências e conflitos são descritos. Há um viés de neutralidade analítica, mas com um leve pendor negativo devido ao foco em impasses e acusações.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo