Reportagem da Folha de São Paulo, publicada nesta quarta-feira (20), destaca projeto pioneiro no Brasil e no mundo, que o Maranhão está implantando. Trata-se da criação da primeira universidade indígena em território tradicional. A Universidade Indígena atende à demanda do povo Tenetehar. O Governo do Estado é parte fundamental deste projeto, juntamente com o Instituto...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Primeira universidade indígena do Brasil ganha destaque nacional
Publicado em: Por: Sotaque Baixada
Sentimento por Entidade:
-
Folha de São Paulo
A Folha de São Paulo é mencionada como o veículo que publicou a reportagem de destaque, o que confere um tom positivo à sua menção, indicando que a publicação deu visibilidade a um projeto importante.
-
Maranhão
O estado é apresentado como protagonista na implantação de um projeto pioneiro e inovador, o que gera uma conotação fortemente positiva.
-
Universidade Indígena
A universidade é descrita como pioneira, inovadora, um marco educacional e uma conquista histórica, recebendo elogios contínuos ao longo do texto.
-
Tenetehar
O povo Tenetehar é apresentado como o beneficiário direto do projeto, cuja demanda está sendo atendida, o que confere um tom positivo à sua menção.
-
Governo do Estado
O Governo do Estado é destacado como parte fundamental e colaboradora no projeto, o que lhe confere um papel positivo e essencial.
-
Instituto Tukàn
O Instituto é apresentado como parceiro fundamental no projeto, colaborando ativamente na realização de escutas públicas e na construção do centro de saberes, o que lhe confere um tom positivo.
-
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema)
A Fapema é mencionada como parceira fundamental e financiadora, colaborando na implantação do projeto, o que lhe confere um papel positivo.
-
Território Indígena Araribóia
O local é apresentado como o espaço onde a universidade será implantada, associado a uma conquista histórica para os povos originários, conferindo-lhe um tom positivo.
-
Amarante
O município é mencionado como o local de implantação do projeto, sem um destaque especial, mas inserido em um contexto positivo.
-
Nordman Wall
O presidente da Fapema é citado enfatizando a importância do projeto e seus benefícios para a diversidade cultural, desenvolvimento social e respeito às raízes, com declarações altamente positivas.
-
Sílvio Guajajara
O cacique e presidente do Instituto Tukan é citado destacando a antiga luta e a necessidade do projeto para o seu povo, com declarações que ressaltam a preservação cultural e qualificação profissional, conferindo um tom positivo.
-
Instituto Tukan
O Instituto é apresentado como um dos idealizadores e agentes fundamentais do projeto, com declarações de seu presidente que reforçam a importância da iniciativa, conferindo um tom positivo.
-
Silvio Santana da Silva
É mencionado como coordenador do plano de desenvolvimento institucional, sem declarações diretas, mas inserido no contexto positivo do projeto.
-
Fabiana Guajajara
É mencionada como coordenadora do plano de desenvolvimento institucional, sem declarações diretas, mas inserida no contexto positivo do projeto.
-
Isabella Pearce
É mencionada como professora doutora e coordenadora do plano de desenvolvimento institucional, sem declarações diretas, mas inserida no contexto positivo do projeto.
-
Uema
A Uema é citada como parceira do projeto, o que a insere em um contexto positivo de colaboração acadêmica.
-
Uemasul
A Uemasul é citada como parceira do projeto, o que a insere em um contexto positivo de colaboração acadêmica.
-
Gustavo Costa
O professor da Uema e coordenador acadêmico do projeto é citado explicando o modelo inovador e a possibilidade de replicação, o que confere um tom positivo às suas declarações.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão extremamente positiva sobre a criação da primeira universidade indígena no Brasil, destacando seus aspectos pioneiros, inovadores e o reconhecimento das contribuições dos povos originários. A linguagem utilizada é elogiosa e enfatiza os benefícios sociais, culturais e educacionais do projeto.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
