A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Gonçalves Rocha, e da vice-prefeita Débora Heilmann Mesquita, por abuso de poder político e econômico e uso indevido da máquina pública nas eleições de 2024. A decisão foi proferida pela juíza Luciana Quintanilha Pessoa, da 73ª Zona Eleitoral de Urbano...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Juíza cassa mandatos de prefeito e vice de São Benedito do Rio Preto por uso indevido de verbas do Fundeb
Publicado em: Por: Sotaque Baixada
Sentimento por Entidade:
-
São Benedito do Rio Preto
O local é o palco de um escândalo de uso indevido de verbas e cassação de mandatos, associando-o a ações ilícitas.
-
Wallas Gonçalves Rocha
O prefeito é diretamente acusado de abuso de poder político e econômico, uso indevido de verbas do Fundeb e teve seu mandato cassado, além de ser declarado inelegível por 8 anos.
-
Débora Heilmann Mesquita
A vice-prefeita teve seu mandato cassado, embora o texto aponte que não há provas de sua participação direta nos atos ilícitos, o que atenua a negatividade em relação ao prefeito, mas ainda a associa à decisão desfavorável.
-
Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral é apresentada como o órgão que proferiu a decisão, agindo dentro de suas atribuições legais. A ação em si é negativa para os envolvidos, mas o órgão é retratado de forma neutra/positiva por cumprir seu papel.
-
Luciana Quintanilha Pessoa
A juíza é a responsável pela decisão, agindo dentro de sua função. Sua atuação é descrita de forma objetiva, sem juízo de valor explícito sobre sua pessoa, mas sua decisão tem consequências negativas para os políticos.
-
Urbano Santos
A cidade é mencionada como a sede da Zona Eleitoral responsável pela decisão, sem qualquer conotação positiva ou negativa.
-
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)
O Fundeb é mencionado como a fonte de verbas que foram indevidamente utilizadas, associando-o a um esquema ilícito e a desvio de recursos.
-
Ministério Público Eleitoral
O MP Eleitoral é apresentado como o órgão que configurou o uso desviado de verbas e para quem cópias do processo serão enviadas, atuando em seu papel de fiscalização e acusação, de forma neutra/positiva.
-
Tribunal de Contas
O Tribunal de Contas é mencionado como fonte de documentos que subsidiaram a decisão, sem qualquer juízo de valor sobre o órgão em si.
-
Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA)
O TRE-MA é mencionado como a instância para onde o recurso da decisão pode ser enviado, sem qualquer juízo de valor sobre o órgão em si.
-
Código Eleitoral
O Código Eleitoral é citado como base legal para uma das determinações da sentença, sem qualquer juízo de valor.
-
Sentimento Geral
O texto relata uma decisão judicial de cassação de mandato, envolvendo acusações graves de abuso de poder e uso indevido de verbas públicas, o que confere um tom predominantemente negativo à narrativa geral.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
