Por Flávia Regina Melo* Em 1992, os Estados Unidos eram castigados por uma severa recessão econômica, agravada pelos anos da Guerra do Golfo. Desconhecido por grande parte da nação, o então governador do Arkansas, Bill Clinton, se apresentava como candidato a presidente criticando a invasão do Iraque, que rendia 90% de aprovação ao então presidente,...
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Publicado em: Por: Sotaque Baixada
Sentimento por Entidade:
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Bill Clinton
É mencionado como um candidato que se beneficiou de uma mudança de foco na comunicação de campanha, sem julgamento explícito de valor sobre sua pessoa.
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Estados Unidos
É o cenário histórico em que a análise da campanha de Clinton se insere, sem atribuição de sentimento.
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Guerra do Golfo
É um evento histórico mencionado como contexto, sem carga sentimental.
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George Bush
É mencionado em relação à sua alta aprovação inicial durante a Guerra do Golfo, que foi posteriormente desafiada pela campanha de Clinton, sugerindo um declínio de sua popularidade em relação ao tema.
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James Carville
É apresentado como um estrategista de sucesso que reposicionou o foco da campanha de Clinton, com uma contribuição positiva e notabilizada.
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Zohran Mamdani
É apresentado como um exemplo de sucesso eleitoral (vitória na Prefeitura de Nova York) que demonstra o poder da comunicação, com uma conotação positiva.
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Nova York
É o local onde Zohran Mamdani foi eleito, servindo como cenário para o exemplo.
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Lula
Sua guinada na popularidade é usada como exemplo de como a comunicação molda percepções, indicando um resultado positivo associado à comunicação.
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Emerson Urizzi Cervi
É mencionado como autor de uma obra relevante para a discussão, sem atribuição de sentimento.
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Opinião Pública e Comportamento Político
É o título de uma obra citada para embasar a discussão, sem carga sentimental.
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Marcus Figueiredo
É mencionado como autor de uma obra que aponta uma questão relevante para a discussão, sem atribuição de sentimento.
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A Decisão do Voto: Democracia e Racionalidade
É o título de uma obra citada para embasar a discussão, sem carga sentimental.
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PF
É mencionada em comparação com o poder do celular na contemporaneidade, sem atribuição de sentimento.
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Nietzsche
É citado por uma frase que reforça a ideia de interpretação sobre fatos, sem atribuição de sentimento.
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Carlos Mallmann
É mencionado como um amigo que reforça a ideia de que a comunicação é um negócio para profissionais, com uma leve conotação positiva pela associação com a expertise.
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Flávia Regina Melo
É a autora do texto, apresentada com credenciais (jornalista, especialista), o que confere autoridade à sua opinião, mas sem um julgamento direto de sentimento sobre ela.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise sobre a importância da comunicação em eleições, contrastando a visão econômica com outros fatores. O tom é predominantemente analítico e reflexivo, com alguns pontos de crítica à visão simplista da economia como único fator de vitória eleitoral. Não há um forte viés positivo ou negativo geral, mas uma exploração de ideias.
- Muito Positivo
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