O valor referente à primeira parcela de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será repassado aos cofres municipais nesta terça-feira (10). Ao todo, a União vai transferir R$ 13,4 bilhões às prefeituras de todo o país. No mesmo período do ano passado, os municípios receberam R$ 13 bilhões, o que representa um aumento...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Carnaval com “bala na agulha”
Publicado em: Por: Sotaque Baixada
Sentimento por Entidade:
-
Fundo de Participação dos Municípios
O FPM é apresentado como uma fonte de receita essencial e que tem apresentado trajetória positiva, com aumento nos repasses. A descrição é positiva e ressalta sua importância para os municípios.
-
União
A União é mencionada como o órgão que repassa os recursos, de forma neutra e informativa. Não há julgamento sobre a ação da União em si, apenas sobre o ato de transferir os fundos.
-
São Paulo
São Paulo é destacado como o estado que recebe o maior volume de recursos, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom desempenho financeiro para o estado.
-
Sumaré
Sumaré é mencionado como um dos municípios paulistas que recebem valores expressivos, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom recebimento de recursos.
-
Taboão da Serra
Taboão da Serra é mencionado como um dos municípios paulistas que recebem valores expressivos, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom recebimento de recursos.
-
São Bernardo do Campo
São Bernardo do Campo é mencionado como um dos municípios paulistas que recebem valores expressivos, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom recebimento de recursos.
-
Minas Gerais
Minas Gerais é destacado como um estado com repasse expressivo, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom desempenho financeiro para o estado.
-
Contagem
Contagem é mencionado como um dos municípios mineiros que recebem quantias expressivas, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom recebimento de recursos.
-
Divinópolis
Divinópolis é mencionado como um dos municípios mineiros que recebem quantias expressivas, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom recebimento de recursos.
-
Ibirité
Ibirité é mencionado como um dos municípios mineiros que recebem quantias expressivas, o que é apresentado de forma positiva, indicando um bom recebimento de recursos.
-
Cesar Lima
Cesar Lima é apresentado como um especialista em orçamento público que corrobora a tendência de alta do FPM e a relaciona positivamente com a empregabilidade. Suas falas são usadas para validar a análise positiva do texto.
-
NOVA LIMA
Nova Lima é listado entre os municípios impossibilitados de receber recursos do FPM devido a débitos ou falta de regularização, o que é uma situação negativa.
-
CENTENÁRIO DO SUL
Centenário do Sul é listado entre os municípios impossibilitados de receber recursos do FPM devido a débitos ou falta de regularização, o que é uma situação negativa.
-
IGUARAÇÚ
Iguaraçú é listado entre os municípios impossibilitados de receber recursos do FPM devido a débitos ou falta de regularização, o que é uma situação negativa.
-
PRANCHITA
Pranchita é listado entre os municípios impossibilitados de receber recursos do FPM devido a débitos ou falta de regularização, o que é uma situação negativa.
-
Tribunal de Contas da União
O TCU é mencionado como o órgão que define os critérios de divisão dos valores do FPM, de forma informativa e neutra. Não há julgamento sobre o órgão em si.
-
Brasil 61
Brasil 61 é a fonte da notícia, sendo mencionada de forma neutra e informativa.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma análise positiva sobre o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), destacando a contribuição da empregabilidade e a importância dos recursos para os municípios. Há uma menção a municípios bloqueados, mas o tom geral é de otimismo e informação sobre a gestão financeira.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
