A parlamentar afirmou estar tranquila em relação ao caso, pontuando que a justiça será feita em respeito à autonomia da Assembleia Legislativa do Maranhão A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), manifestou-se na manhã desta quarta-feira (4), durante a sessão plenária, a respeito do pedido de destaque feito pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que levou para o plenário presencial da Corte a decisão sobre a ação movida pelo Partido Solidariedade, que questiona o critério de idade como desempate na eleição da Casa. Iracema Vale afirmou estar tranquila em relação ao caso, pontuando que a justiça será feita não apenas a favor dela, mas por toda a Assembleia Legislativa, uma vez que a autonomia e a independência dentro do Parlamento Estadual devem ser respeitadas. “Estou absolutamente tranquila e talvez essa minha tranquilidade incomode muitos. Mas eu realmente estou em paz e tendo a certeza e a confiança de que a justiça vai ser feita não comigo, mas com a Assembleia Legislativa, com a sua autonomia, principalmente em fazer o seu Regimento Interno, que é absolutamente dentro da lei”, destacou a chefe do Legislativo maranhense. Regimento Interno Iracema Vale lembrou ainda que o critério da maior idade, que garantiu a sua vitória para a presidência da Casa para biênio 2025-2027, é uma regra presente no Regimento Interno da Assembleia há muitas décadas e nunca havia sido questionada por justamente estar amparada pelas normas legais. “Sabemos que o resultado da eleição foi favorável a mim por um critério que está na Casa há anos. Não fui eu que criei, não criei nenhuma fake news dentro do processo. Estou absolutamente tranquila”, frisou. O pronunciamento de Iracema Vale aconteceu durante o discurso da deputada Ana do Gás (PCdoB), que se solidarizou com a presidente da Alema. “Eu não posso deixar de registrar que este pedido interrompeu uma decisão praticamente consolidada, que a gente vem aguardando há meses, atrasando o reconhecimento institucional que confirma a legalidade do processo eleitoral conduzido com transparência e respeito por esta Casa”, disse Ana do Gás. fonte : Agência Assembleia
Ler notícia completa no site do autor ↗️“A Justiça será feita não comigo, mas com a Assembleia Legislativa”, diz Iracema Vale sobre ação no STF que questiona eleição da Alema
Publicado em: Por: Voz do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Iracema Vale
A parlamentar é retratada como tranquila e confiante em relação à ação no STF, defendendo a autonomia da Assembleia Legislativa. Sua postura é apresentada como um ponto de tranquilidade que pode incomodar outros, indicando uma posição firme e positiva em relação à sua atuação.
-
Assembleia Legislativa do Maranhão
A autonomia e a legalidade do processo eleitoral da Assembleia são defendidas por Iracema Vale e Ana do Gás, com a afirmação de que a justiça será feita em respeito a estas instituições. O Regimento Interno é apresentado como amparado pela lei.
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é mencionado como o órgão onde a ação questiona a eleição da Alema, sem que haja uma avaliação direta de sua atuação no texto. A ação é descrita como um pedido de destaque feito pelo ministro Luiz Fux.
-
Luiz Fux
O ministro é mencionado apenas pelo ato de ter feito um pedido de destaque, levando a decisão para o plenário presencial, sem qualquer juízo de valor sobre sua pessoa ou ação.
-
Partido Solidariedade
O partido é mencionado como o autor da ação que questiona o critério de idade na eleição da Alema, o que implica uma contestação ao processo, gerando uma leve conotação negativa por se tratar de um questionamento judicial.
-
Ana do Gás
A deputada demonstra solidariedade a Iracema Vale e defende a legalidade do processo eleitoral da Alema, qualificando o pedido de destaque como um 'atraso no reconhecimento institucional'. Sua fala reforça a posição positiva em relação à presidente da Alema.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão neutra sobre a situação, focando na declaração de Iracema Vale e na defesa da autonomia da Assembleia Legislativa. Há uma leve inclinação positiva devido à confiança expressa pela parlamentar e à solidariedade recebida.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo