O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (7), o projeto que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). Foram 70 votos a favor e apenas uma a...
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Publicado em: Por: AsmoimpSentimento por Entidade:
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Senado
O Senado é retratado como o órgão que aprovou o projeto de lei, demonstrando um papel ativo e positivo na sua tramitação. A aprovação com ampla maioria (70 votos a favor) reforça essa percepção.
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Sistema Nacional de Educação
O SNE é o tema central do texto e é consistentemente apresentado como um avanço crucial e positivo para a educação brasileira, com objetivos claros e benefícios significativos para a sociedade.
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Flávio Arns
O senador Flávio Arns é mencionado como autor do projeto e elogia o trabalho do relator na Câmara, demonstrando apoio e reconhecimento. Sua declaração final reforça a importância do SNE.
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PSB-PR
O partido é mencionado como a afiliação política do senador Flávio Arns, sem que haja uma avaliação direta sobre o partido em si. A associação é neutra.
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Professora Dorinha Seabra
A senadora Professora Dorinha Seabra é a relatora do projeto e suas declarações são centrais para a narrativa. Ela descreve o SNE de forma extremamente positiva, destacando seus aperfeiçoamentos e a importância para a educação brasileira, culminando com a afirmação de que sua aprovação é uma 'pedra angular'.
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União-TO
O partido é mencionado como a afiliação política da senadora Professora Dorinha Seabra, sem que haja uma avaliação direta sobre o partido em si. A associação é neutra.
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Presidência da República
A Presidência da República é mencionada como o órgão que sancionará o projeto, um passo formal e esperado. Não há julgamento sobre a Presidência em si, apenas a menção de sua função.
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PLP 235/2019
O projeto de lei é o foco principal e é apresentado como um avanço significativo e positivo para a educação brasileira, com múltiplos benefícios descritos.
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Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é retratada como um órgão que contribuiu para o aprimoramento do texto original do Senado, com um substitutivo que trouxe inovações importantes. Embora tenha havido modificações que exigiram retorno ao Senado, o papel na melhoria do texto é visto positivamente.
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SUS
O SUS é usado como uma analogia para explicar a organização do SNE, sem que haja um julgamento de valor sobre o SUS em si. A comparação é feita para ilustrar um ponto.
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Davi Alcolumbre
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é citado afirmando a relevância da matéria e a essencialidade da pauta da educação para o Brasil, demonstrando apoio à iniciativa.
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Teresa Leitão
A senadora Teresa Leitão expressa grande satisfação com a aprovação do SNE, considerando-o um 'presente' e um projeto de 'intencionalidade política e estratégica'. Ela o descreve como um 'grande dia para os defensores da educação' e uma 'vitória'.
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PT-PE
O partido é mencionado como a afiliação política da senadora Teresa Leitão, sem que haja uma avaliação direta sobre o partido em si. A associação é neutra.
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Comissão de Educação e Cultura (CE)
A senadora Teresa Leitão é apresentada como presidente desta comissão, e a aprovação do SNE é vista como uma vitória compartilhada, o que confere uma conotação positiva à comissão no contexto da aprovação.
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Rafael Brito
O deputado Rafael Brito é elogiado pelo senador Flávio Arns por seu trabalho como relator na Câmara, que aprimorou o texto. Isso confere uma imagem positiva ao seu trabalho.
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MDB-AL
O partido é mencionado como a afiliação política do deputado Rafael Brito, sem que haja uma avaliação direta sobre o partido em si. A associação é neutra.
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Comissão Intergestores Tripartite da Educação (Cite)
A Cite é descrita como uma instância importante para a negociação e articulação entre gestores dos três níveis de governo, com foco na gestão coordenada da política educacional, o que lhe confere um papel positivo e funcional.
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Comissões intergestores bipartites da educação (cibes)
As cibes são descritas como instâncias responsáveis pela negociação e pactuação entre gestores estaduais e municipais, com foco na gestão coordenada da política educacional, o que lhes confere um papel positivo e funcional.
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Infraestrutura Nacional de Dados da Educação (Inde)
A Inde é apresentada como uma inovação importante do texto da Câmara, um mecanismo de governança democrática que subsidiará o planejamento e a gestão das políticas educacionais, sendo considerada uma 'boa medida' pela relatora.
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identificador nacional único do estudante (Inue)
O Inue é descrito como um mecanismo que visa assegurar a interoperabilidade dos registros administrativos e facilitar a tomada de decisão, sendo considerado uma 'boa medida' pela relatora.
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CPF
O CPF é mencionado como um identificador ao qual o Inue será atrelado, um detalhe técnico sem carga sentimental.
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base nacional comum curricular (BNCC)
A BNCC é mencionada como um ponto que a relatora buscou reincorporar ao texto, indicando sua importância, mas sem uma avaliação direta de seu impacto no texto atual.
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Constituição de 1988
A Constituição é mencionada como a base legal para a previsão do SNE, um fato histórico e contextual. Não há julgamento sobre a Constituição em si.
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Plano Nacional de Educação (PNE)
O PNE é citado como um documento que previa a aprovação do SNE e que agora poderá ser executado com propriedade graças à aprovação do sistema. Sua menção é contextual e informativa.
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Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)
O Fundeb é mencionado no contexto do Custo Aluno Qualidade (CAQ) como uma fonte de complementação, um detalhe técnico e financeiro sem carga sentimental.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente positivo, destacando a importância e os benefícios da aprovação do Sistema Nacional de Educação (SNE). As opiniões dos senadores e a descrição dos objetivos e inovações do projeto reforçam essa percepção de avanço e progresso para a educação brasileira.
- Muito Positivo
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- Neutro
- Negativo
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