Direção do CPET/ABMET participa da proposta de novo Marco Regulatório para a Educação Profissional a Distância no Brasil. Em maio de 2025, a Associ...
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Publicado em: Por: Wilque GomesSentimento por Entidade:
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Associação Brasileira de Educação a Distância
A ABED é apresentada como a principal articuladora e consolidada do documento, sendo elogiada por liderar a proposta que visa modernizar e democratizar o ensino técnico a distância.
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Grupo de Trabalho em Educação Profissional e Tecnológica
O GT EPT da ABED é reconhecido como o responsável pela elaboração da proposta, indicando sua importância e contribuição para o avanço da educação profissional a distância.
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Associação Brasileira de Mantenedores de Escolas Técnicas
A ABMET é mencionada como uma participante ativa e importante na consolidação do novo marco regulatório, demonstrando sua relevância no setor.
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Centro de Profissionalização e Educação Técnica
O CPET é destacado por sua participação ativa, por ser referência em cursos técnicos EaD de qualidade e por liderar ações para expandir o acesso e utilizar tecnologias de ponta, além de defender o reconhecimento da experiência profissional.
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Ricardo Marcatto
Marcatto é citado como diretor do CPET e suas falas são usadas para argumentar sobre a necessidade de revisão do marco regulatório, destacando os benefícios da EaD e os entraves atuais, o que confere uma visão positiva à sua atuação.
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Decreto 9057/2017
O decreto é criticado por apresentar sinais de desatualização e rigidez, sendo um entrave para as novas metodologias e a flexibilização do ensino técnico a distância.
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Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
O CNCT é apontado como possuidor de restrições que não dialogam com práticas pedagógicas contemporâneas, necessitando de revisão para maior flexibilização e inovação.
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Lei 14.945/2024
A nova Política Nacional de Ensino Médio é mencionada como um marco com o qual o novo marco regulatório deve se alinhar, por estabelecer itinerários formativos flexíveis e personalizados, indicando uma relação positiva de compatibilidade.
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Sistema S
O Sistema S é citado como um parceiro potencial para a integração de cursos técnicos EaD ao Ensino Médio, indicando uma colaboração positiva para a expansão do acesso.
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação
A LDB é mencionada como um princípio que a proposta do novo marco regulatório se alinha, reconhecendo a certificação por experiências profissionais, o que demonstra uma base legal favorável.
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Parecer CNE/CEB nº 40/2004
O parecer é citado como um documento que a proposta do novo marco regulatório se alinha, reconhecendo a certificação por experiências profissionais, o que demonstra uma base legal favorável.
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Sentimento Geral
O texto apresenta um tom altamente positivo, destacando os avanços e a importância de um novo marco regulatório para a educação profissional a distância, enfatizando a democratização do acesso, a modernização e a flexibilidade.
- Muito Positivo
- Positivo
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- Negativo
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