08/04/2025 - 19:58 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Cida Gonçalves defendeu juizados híbridos para lidar com violência familiar, pensão alimentícia e guarda dos filhos A ministra das Mulheres, Cida Gon
Ler notícia completa no site do autor ↗️Ministra das Mulheres defende revogação da Lei de Alienação Parental
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Cida Gonçalves
A ministra é apresentada como defensora da revogação da Lei de Alienação Parental e da aplicação integral da Lei Maria da Penha, com falas que reforçam sua posição e a criticam a situação atual, o que a posiciona de forma positiva no texto.
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é o palco do evento e da discussão sobre o projeto de lei, sendo mencionada como o local onde a revogação está em pauta e onde a Secretaria da Mulher promoveu o evento. O órgão é apresentado de forma neutra, como um espaço de debate.
-
Tamara Amoroso Gonsalves
A organizadora do livro é apresentada como participante ativa do debate e defensora da tese de que a alienação parental é uma nova forma de violência de gênero. Sua participação e a relevância do livro organizado por ela conferem um tom positivo à sua menção.
-
Secretaria da Mulher da Câmara
A secretaria é mencionada como promotora do evento, o que a associa à discussão e à defesa de pautas relacionadas às mulheres, conferindo um tom positivo à sua atuação.
-
Projeto de Lei 2812/22
O projeto de lei que visa revogar a Lei de Alienação Parental é apresentado como um avanço na pauta defendida pela ministra e outras participantes, o que confere um tom positivo à sua existência e tramitação.
-
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)
A CCJ é mencionada como o local onde o projeto de lei aguarda análise conclusiva, sendo apresentada de forma neutra como parte do processo legislativo.
-
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha é citada como um modelo e uma lei que deveria ser aplicada integralmente, inclusive para resolver questões de guarda, o que a posiciona de forma muito positiva no texto.
-
Fernanda Melchionna
A deputada é apresentada como autora do projeto que revoga a Lei da Alienação Parental e como defensora da exclusão do conceito do ordenamento jurídico, com argumentos fortes sobre a lei servir para preservar agressores. Sua posição é claramente apoiada no texto.
-
Psol-RS
O partido é associado à deputada Fernanda Melchionna, autora do projeto de revogação, o que confere um viés positivo à sua menção no contexto da pauta.
-
Jandira Feghali
A deputada é citada por defender a revogação da Lei de Alienação Parental, argumentando que a flexibilização anterior não resolveu os problemas e que o resultado da lei foi inverso ao proposto, o que a posiciona favoravelmente na discussão.
-
PCdoB-RJ
O partido é associado à deputada Jandira Feghali, que defende a revogação da Lei de Alienação Parental, conferindo um viés positivo à sua menção no contexto da pauta.
-
Ana Carolina Querino
A representante da ONU Mulheres defende uma legislação integral de combate à violência contra as mulheres e a aplicação da perspectiva de gênero nos julgamentos, alinhando-se com a pauta de revogação da Lei de Alienação Parental, o que a posiciona de forma positiva.
-
ONU Mulheres
A organização é representada por Ana Carolina Querino, que defende pautas importantes para as mulheres e a aplicação da perspectiva de gênero, alinhando-se com a discussão do texto, o que confere um viés positivo à sua menção.
-
América Latina e Caribe
A região é mencionada no contexto do livro organizado por Tamara Gonsalves, que aborda articulações similares sobre alienação parental em diversos países da região, indicando um problema compartilhado, o que confere um tom neutro a levemente positivo à menção.
-
Argentina
A Argentina é citada como um dos países da América Latina onde existem articulações similares à alienação parental, sendo uma menção factual sem carga emocional.
-
Uruguai
O Uruguai é citado como um dos países da América Latina onde existem articulações similares à alienação parental, sendo uma menção factual sem carga emocional.
-
México
O México é citado como um dos países da América Latina onde existem articulações similares à alienação parental, sendo uma menção factual sem carga emocional.
-
Porto Rico
Porto Rico é citado como um dos países da América Latina onde existem articulações similares à alienação parental, sendo uma menção factual sem carga emocional.
-
Laura Carneiro
A deputada é mencionada como relatora na CCJ com parecer favorável à aprovação do projeto de revogação, o que a associa à corrente que apoia a revogação, conferindo um viés positivo à sua atuação.
-
PSD-RJ
O partido é associado à deputada Laura Carneiro, que deu parecer favorável ao projeto de revogação, conferindo um viés positivo à sua menção no contexto da pauta.
-
Pastor Eurico
O deputado é mencionado como relator do substitutivo que recomendou a aprovação do projeto de revogação, o que o associa à corrente que apoia a revogação, conferindo um viés positivo à sua atuação.
-
PL-PE
O partido é associado ao deputado Pastor Eurico, que deu parecer favorável ao projeto de revogação, conferindo um viés positivo à sua menção no contexto da pauta.
-
Silvia Waiãpi
A deputada apresentou um requerimento para que o PL 2812/22 seja analisado por mais comissões, avaliando a revogação como um grave retrocesso. Sua posição contrária ao projeto principal confere um viés negativo à sua menção no contexto da discussão.
-
PL-AP
O partido é associado à deputada Silvia Waiãpi, que apresentou requerimento para analisar mais o projeto de revogação, avaliando-o como retrocesso. Sua posição contrária ao projeto principal confere um viés levemente negativo à sua menção no contexto da discussão.
-
Senado Federal
O Senado Federal é mencionado como o local onde um projeto similar (PL 1372/23) que revoga a Lei da Alienação Parental foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e será debatido pela Comissão de Assuntos Sociais, o que o associa à discussão da pauta, conferindo um viés positivo.
-
Magno Malta
O senador é mencionado como autor do projeto (PL 1372/23) que revoga integralmente a Lei da Alienação Parental, o que o associa à corrente que apoia a revogação, conferindo um viés positivo à sua atuação.
-
PL-ES
O partido é associado ao senador Magno Malta, autor do projeto de revogação, conferindo um viés positivo à sua menção no contexto da pauta.
-
Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
O ministério se posicionou contrário à Lei de Alienação Parental e a favor da revogação, alinhando-se com a pauta principal do texto, o que confere um viés positivo à sua menção.
-
Conselho Nacional de Saúde
O conselho se manifestou pela revogação da norma, alinhando-se com a pauta principal do texto, o que confere um viés positivo à sua menção.
-
Conselho Nacional de Direitos Humanos
O conselho se manifestou pela revogação da norma, alinhando-se com a pauta principal do texto, o que confere um viés positivo à sua menção.
-
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
O conselho se manifestou pela revogação da norma, alinhando-se com a pauta principal do texto, o que confere um viés positivo à sua menção.
-
Alienação Parental – Uma nova forma de violência de gênero contra mulheres e crianças na América Latina e Caribe
O livro é apresentado como um marco na discussão sobre alienação parental como violência de gênero, sendo o tema central do evento e da fala de Tamara Gonsalves, o que confere um viés positivo à obra.
-
Lei de Alienação Parental
A lei é criticada por ser usada para preservar agressores e por ter um resultado inverso ao proposto, sendo defendida sua revogação por diversas autoridades e entidades. A lei é apresentada de forma majoritariamente negativa.
-
Lara Haje
A jornalista é creditada como repórter da matéria, uma menção factual sem carga emocional.
-
Geórgia Moraes
A editora é creditada como editora da matéria, uma menção factual sem carga emocional.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma discussão sobre a revogação da Lei de Alienação Parental, com argumentos a favor e contra. A maioria das falas e entidades citadas apoia a revogação, o que confere um tom ligeiramente positivo à discussão em torno da revogação, mas a presença de opiniões contrárias e a descrição da situação política do projeto mantêm o sentimento próximo do neutro.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo