09/07/2025 - 00:06 Bruno Spada/Câmara dos Deputados Defensor Stélio Dener, relator da proposta A Câmara dos Deputados aprovou texto-base do projeto de lei que cria 160 funções comissionadas de nível FC-6 p
Ler notícia completa no site do autor ↗️Aprovado texto-base de projeto que cria 40 cargos da polícia judicial e 160 funções comissionadas no STF
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é mencionada como o órgão que aprovou o projeto de lei, sem que haja uma avaliação direta de seu desempenho ou atuação no texto.
-
Stélio Dener
O relator da proposta é apresentado como defensor do projeto, com suas falas sobre a necessidade e os benefícios da criação dos cargos sendo descritas de forma positiva ('contribuirá para uma ação cada vez mais efetiva', 'valorizar e reter servidores qualificados', 'crescimento exponencial de ameaças à segurança institucional').
-
Supremo Tribunal Federal
O STF é o órgão para o qual os cargos e funções são criados. Embora o relator defenda a necessidade, as críticas de outros deputados sobre o STF ser 'inchado e caríssimo' e 'perseguindo parlamentares' geram um sentimento negativo em relação à instituição no contexto da notícia.
-
Republicanos-RR
O partido é mencionado apenas como a afiliação do deputado relator, sem qualquer avaliação ou posicionamento próprio.
-
Orçamento-geral da União
É mencionado como a fonte das dotações orçamentárias, sem juízo de valor.
-
Lei Orçamentária Anual
É mencionada como um requisito para a criação das funções, sem juízo de valor.
-
Lei de Diretrizes Orçamentárias
É mencionada como um requisito para a criação das funções, sem juízo de valor.
-
Cabo Gilberto Silva
O deputado é citado com críticas diretas ao projeto, classificando-o como 'imoral e injusto' e questionando o aumento de despesas, o que reflete uma visão negativa sobre a proposta.
-
PL-PB
O partido é mencionado apenas como a afiliação do deputado Cabo Gilberto Silva, sem qualquer avaliação ou posicionamento próprio.
-
Carlos Jordy
O deputado faz críticas contundentes ao projeto, chamando-o de 'péssimo exemplo', mencionando 'impacto orçamentário de R$ 8 milhões ao ano' e acusando o STF de ser 'algoz', 'perseguir parlamentares', 'cometer abusos' e 'rasgar a Constituição'.
-
PL-RJ
O partido é mencionado apenas como a afiliação do deputado Carlos Jordy, sem qualquer avaliação ou posicionamento próprio.
-
Tarcísio Motta
O deputado critica o projeto por não comprovar a necessidade das funções comissionadas e por não atender aos requisitos de ter o tamanho necessário para a população e defender o concurso público.
-
Psol-RJ
O partido é mencionado apenas como a afiliação do deputado Tarcísio Motta, sem qualquer avaliação ou posicionamento próprio.
-
Reinhold Stephanes
O deputado critica o STF por ser 'inchado e caríssimo' e por, em sua visão, 'querer legislar' e 'perseguir pessoas', afirmando que não precisaria de novos cargos se cumprisse suas funções constitucionais.
-
PSD-PR
O partido é mencionado apenas como a afiliação do deputado Reinhold Stephanes, sem qualquer avaliação ou posicionamento próprio.
-
Tadeu Veneri
O deputado critica a contradição de outros parlamentares que criticam o aumento de cargos no STF, mas concordam com o aumento do número de deputados, defendendo que deveriam ter votado contra o aumento de deputados para dar o exemplo.
-
PT-PR
O partido é mencionado apenas como a afiliação do deputado Tadeu Veneri, sem qualquer avaliação ou posicionamento próprio.
-
Eduardo Piovesan
É mencionado como repórter do texto, sem qualquer avaliação de sua atuação ou conteúdo.
-
Tiago Miranda
É mencionado como repórter do texto, sem qualquer avaliação de sua atuação ou conteúdo.
-
Pierre Triboli
É mencionado como editor do texto, sem qualquer avaliação de sua atuação ou conteúdo.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta uma divisão de opiniões, com o relator defendendo a proposta e vários deputados criticando o aumento de gastos e a necessidade dos cargos. A predominância de críticas e questionamentos sobre o impacto orçamentário confere um tom ligeiramente negativo.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo