16/12/2025 - 20:55 • Atualizado em 16/12/2025 - 21:08 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Hugo Motta (C) comemorou a aprovação da segunda etapa da regulamentação da reforma O pres
Ler notícia completa no site do autor ↗️Motta diz que regulamentação da reforma tributária vai reduzir burocracia no Brasil
Publicado em: Por: Farol do Maranhão
Sentimento por Entidade:
-
Hugo Motta
O texto retrata Hugo Motta de forma positiva, destacando suas declarações sobre os benefícios da regulamentação da reforma tributária, como a redução da burocracia e a maior eficiência. Ele é apresentado como líder do processo e promotor de avanços.
-
Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é apresentada como um órgão que concluiu votações importantes e está entregando modernização e avanços esperados pelo país, o que confere um sentimento positivo à sua atuação no contexto da matéria.
-
Republicanos-PB
O partido é mencionado apenas como afiliação de Hugo Motta, sem ter sua atuação ou ideologia avaliada no texto, mantendo um sentimento neutro.
-
Comitê Gestor (CG-IBS)
O Comitê Gestor é apresentado como o órgão que gerenciará o novo imposto (IBS), sendo descrito como responsável pela modernização e gestão do sistema tributário, o que confere um sentimento positivo à sua futura atuação.
-
IBS
O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) é apresentado como um novo imposto que substituirá legislações antigas, prometendo um sistema mais simplificado e digital, o que é retratado de forma positiva no texto.
-
ICMS
O ICMS é mencionado como um imposto que será substituído pelo IBS, implícito em um contexto de "legislações confusas" e "distorções", o que lhe confere um sentimento levemente negativo por ser o antecessor de um sistema mais moderno.
-
ISS
O ISS é mencionado como um imposto que será substituído pelo IBS, implícito em um contexto de "legislações confusas" e "distorções", o que lhe confere um sentimento levemente negativo por ser o antecessor de um sistema mais moderno.
-
ITCMD
O ITCMD é mencionado como um imposto que teve distorções corrigidas pela reforma, com um sistema progressivo "quem herda mais, pagará progressivamente mais", o que é apresentado como um avanço, conferindo um sentimento positivo.
-
Tiago Miranda
Mencionado como repórter, sem atribuição de opinião ou ação que gere sentimento no texto.
-
Pierre Triboli
Mencionado como editor, sem atribuição de opinião ou ação que gere sentimento no texto.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom majoritariamente positivo, focado nos benefícios e avanços trazidos pela regulamentação da reforma tributária, conforme declarado por Hugo Motta. Há poucas menções negativas ou neutras que afetem o tom geral.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
