Em 2024, o Brasil tinha 9,1 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade analfabetas, correspondendo a uma taxa de analfabetismo de 5,3%, a menor da série histórica iniciada em 2016. Essa taxa caiu de 6,7%, em 2016, para 5,3%, em 2024. Houve redução de 0,1 p.p. frente à taxa de 2023 (5,4%),...
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Publicado em: Por: Guará News MA
Sentimento por Entidade:
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Brasil
O Brasil é o local principal da análise, com dados apresentados sobre seus indicadores educacionais. O sentimento é neutro, pois o país é o objeto de estudo e não há uma avaliação intrinsecamente positiva ou negativa sobre ele como entidade.
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IBGE
O IBGE é a fonte dos dados e é citado como o divulgador das informações. A menção é factual e associada à produção de conhecimento, o que confere um leve sentimento positivo por sua atuação na coleta e divulgação de dados relevantes.
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William Kratochwill
William Kratochwill é um analista do IBGE cujas falas são citadas para interpretar os dados. Suas análises são apresentadas como contribuições para a compreensão das tendências educacionais, o que lhe confere um leve sentimento positivo por sua expertise e contribuição explicativa.
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Nordeste
O Nordeste é destacado por concentrar uma grande parte de analfabetos e por apresentar maior carência de creches e maior abandono escolar precoce. A menção está associada a desafios e desequilíbrios, conferindo um sentimento negativo.
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Sudeste
O Sudeste é mencionado como a segunda região com maior concentração de analfabetos, mas sem os mesmos detalhes negativos do Nordeste. O sentimento é levemente negativo devido à associação com um problema educacional.
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
A LDB é mencionada como referência para a taxa de escolarização de jovens de 15 a 17 anos, indicando que a taxa atual ainda está abaixo do previsto. A menção é factual e comparativa, sem carregar um julgamento de valor sobre a lei em si.
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Plano Nacional de Educação (PNE)
O PNE é citado em relação às metas de redução do atraso escolar e de frequência no ensino superior, indicando que o país segue abaixo dessas metas. A menção está associada ao não cumprimento de objetivos, conferindo um sentimento negativo.
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Norte
O Norte é destacado por apresentar maior carência de creches e maior abandono escolar precoce. A menção está associada a desafios e desequilíbrios, conferindo um sentimento negativo.
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Sul
O Sul é mencionado por apresentar percentuais relevantes de abandono escolar precoce. A menção está associada a um problema educacional, conferindo um sentimento levemente negativo.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão mista, com avanços em indicadores educacionais como a redução do analfabetismo e o aumento da escolaridade média, mas também aponta para o aumento do atraso escolar e a persistência de desigualdades, especialmente entre grupos raciais e regiões. O tom geral é informativo e analítico.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo