Projeto é considerado revolucionário para a educação brasileira, por oferecer educação em tempo integral, saúde, lazer e assistência social de forma conjunta
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Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
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Centros Integrados de Ensino Público (Cieps)
O texto descreve os CIEPs como um projeto revolucionário, considerado um marco e inspiração para a educação básica, com prédios monumentais e proposta pedagógica inovadora. São vistos como um lembrete constante da importância da educação integral e um projeto que não morreu, permanecendo na memória e nas lutas atuais.
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Darcy Ribeiro
O texto o descreve como idealizador do funcionamento e da parte pedagógica dos CIEPs, com uma proposta considerada a maior do Brasil na década de 90, colocando o direito à educação de qualidade como questão central. Sua marca é associada à construção da sociedade e à democratização do ensino.
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Leonel Brizola
O texto o associa ao governo no qual Darcy Ribeiro atuava como secretário extraordinário e menciona que seu governo entregou 506 CIEPs ao estado do Rio de Janeiro, indicando um papel de implementação e apoio ao projeto.
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Oscar Niemeyer
O texto o descreve como o arquiteto responsável pelo projeto dos prédios dos CIEPs, considerados monumentais e de respeito, com grande impacto visual e funcional.
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Ciep 1 - Presidente Tancredo Neves
É mencionado como o primeiro CIEP inaugurado, com a presença do presidente da República, e é descrito como um divisor de águas e um marco na educação, com salas enormes e estrutura formidável.
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José Sarney
Sua presença na inauguração do Ciep 1 é mencionada como um fato histórico, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa de sua atuação no contexto do CIEP.
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Tancredo Neves
É mencionado como o homenageado do Ciep 1, com sua morte sendo o motivo da posse de José Sarney, sem que haja uma avaliação de sua atuação ou impacto nos CIEPs.
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Lia Faria
É apresentada como professora titular da Uerj, que trabalhou com Darcy Ribeiro, e suas declarações reforçam a importância e o legado dos CIEPs, destacando o direito à educação de qualidade e a democratização do ensino.
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Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
É mencionada como a instituição onde Lia Faria é professora titular, sem que haja uma avaliação específica sobre a universidade em si no texto.
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Anísio Teixeira
O texto o cita como base para os CIEPs, mencionando a Escola Parque concebida por ele na década de 1950 em Salvador, indicando uma influência positiva e um precursor do modelo.
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Programa Escola em Tempo Integral
É apresentado como um programa nacional que reflete a discussão sobre educação integral que ganhou força com os CIEPs, com metas ambiciosas de matrículas, indicando a relevância e a continuidade do modelo.
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Plano Nacional de Educação (PNE)
É mencionado como o plano que estabelece a meta de escolas com tempo integral, contextualizando a importância da discussão iniciada pelos CIEPs e o progresso do país nessa área.
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Roberta Barreto
Como Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, ela reconhece os CIEPs como prédios icônicos com a maior proposta pedagógica do Brasil na década de 90 e destaca a prioridade do estado em oferecer ensino integral nessas escolas devido à sua estrutura.
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Renan Ferreirinha
Como secretário municipal de Educação, ele considera os CIEPs uma referência para a educação no Rio e no Brasil, uma ideia de ensino e formação de excelência que inspira até hoje, e compara os GETs a 'CIEPs do século 21'.
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Ciep 449 - Governador Leonel de Moura Brizola
É apresentado como um exemplo de CIEP que busca manter a integração com a comunidade, abrindo o pátio nos finais de semana, e é descrito como uma escola intercultural com parceria com a França, que oferece oportunidades de intercâmbio e aprendizado cultural.
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Cícero Tauil
Como diretor do Ciep 449, ele enfatiza o objetivo da escola de servir à comunidade e a importância de os alunos se sentirem responsáveis pelo espaço, cuidando dele como extensão de suas casas.
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Salut, Mes Ami.e.s!
É mencionado como um documentário filmado em um dos CIEPs (o Ciep 449), indicando que a escola serve de cenário para produções culturais.
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Bernardo Marinho
É um estudante do Ciep 449 que relata ter tido muitas oportunidades na escola, como participar de programas de iniciação científica e intercâmbio na França, descrevendo a experiência como desafiadora no início, mas muito gratificante e com oportunidades inesperadas.
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Lara Shupingahua
É uma estudante do Ciep 449 que destaca as oportunidades oferecidas pela escola, como a prática de esportes (rugby), que a ensinou valores como respeito e disciplina, e sua intenção de integrar o Corpo de Bombeiros, mostrando o impacto positivo da escola em seus planos de vida.
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Rosana Candreva da Silva
É uma professora do Ciep 1 com 38 anos de atuação, que descreve o Ciep como um divisor de águas e um marco na educação, encantada com as salas e a estrutura funcional, e que percebe o papel social da escola no atendimento a crianças à margem da oportunidade educacional.
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Branca Trajano
É uma estudante do 5º ano do Ciep 1 que expressa grande apreço pela escola, descrevendo as aulas como boas e divertidas, e a companhia dos amigos como fundamental, mostrando um forte vínculo afetivo com o ambiente escolar.
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Mariana Tokarnia
É identificada como a repórter da Agência Brasil, autora da matéria, sem que haja uma avaliação de sua atuação no texto.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente positiva sobre os CIEPs, destacando seu caráter inovador, a qualidade da estrutura e o impacto duradouro na educação brasileira. As menções a desafios atuais (evasão, adaptações) são apresentadas de forma a contextualizar a evolução do projeto, sem prejudicar a percepção geral de sucesso e inspiração.
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