Proposta já foi aprovada no Senado e está em análise na Câmara
Ler notícia completa no site do autor ↗️Debatedores alertam para riscos de perda de autonomia com criação do Sistema Nacional de Educação
Publicado em: Por: iCururupu
Sentimento por Entidade:
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Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é mencionada como o local onde a subcomissão se reuniu e onde o projeto de lei está em discussão, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa sobre o órgão em si.
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PLP 235/19
O projeto de lei é apresentado como algo que pode tirar a autonomia de estados e municípios e violar a Constituição, recebendo críticas de especialistas.
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Senado
O Senado é mencionado como o local onde o projeto de lei já foi aprovado, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa sobre o órgão em si.
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Comissão de Educação da Câmara
A Comissão de Educação da Câmara é mencionada como o local onde o projeto de lei está em discussão, sem que haja uma avaliação positiva ou negativa sobre o órgão em si.
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União
A União é citada como um dos entes que terão suas políticas educacionais alinhadas pelo SNE, sem uma avaliação específica sobre o órgão.
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Distrito Federal
O Distrito Federal é mencionado como um dos entes federados cujas políticas educacionais podem ser impactadas pelo SNE, sem uma avaliação específica.
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Cassia Queiroz
Cassia Queiroz é apresentada como especialista que aponta riscos e violações à Constituição com o projeto, tendo suas opiniões destacadas e validadas pelo texto, o que lhe confere um tom positivo.
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Constituição
A Constituição é citada como um instrumento que seria violado pelo projeto de lei, indicando um impacto negativo do projeto sobre ela.
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MEC
O MEC é mencionado como o representante da União no grupo permanente de negociação do SNE, sem uma avaliação específica.
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Ilona Becskeházy
Ilona Becskeházy é apresentada como conselheira que acrescenta críticas sobre a uniformização excessiva e a dificuldade de inovações locais, tendo suas opiniões destacadas e validadas pelo texto.
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Conselho Nacional de Educação
O Conselho Nacional de Educação é mencionado como a instituição à qual Ilona Becskeházy pertence, sem uma avaliação específica.
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Estados Unidos
Os Estados Unidos são citados como exemplo de país desenvolvido que não possui um sistema de educação integrado, sem uma avaliação direta sobre o país.
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Reino Unido
O Reino Unido é citado como exemplo de país desenvolvido que não possui um sistema de educação integrado, sem uma avaliação direta sobre o país.
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João Batista
João Batista é apresentado como presidente de um instituto e sua opinião de que o SNE é desnecessário e pode piorar a educação é destacada, conferindo-lhe um tom positivo.
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Instituto IDados
O Instituto IDados é mencionado como a instituição à qual João Batista pertence, sem uma avaliação específica.
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saúde
A saúde é citada como uma área que naturalmente necessita de um sistema nacional, em contraste com a educação, sem uma avaliação específica.
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segurança pública
A segurança pública é citada como uma área que naturalmente necessita de um sistema nacional, em contraste com a educação, sem uma avaliação específica.
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Andressa Pellanda
Andressa Pellanda é apresentada como coordenadora de uma campanha e sua ponderação sobre o não cumprimento de metas do PNE anterior e a necessidade de um novo SNE para busca de resultados é destacada, conferindo-lhe um tom positivo.
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Campanha Nacional pelo Direito à Educação
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação é mencionada como a instituição à qual Andressa Pellanda pertence, sem uma avaliação específica.
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Plano Nacional de Educação
O Plano Nacional de Educação é mencionado como tendo metas não cumpridas e retrocessos, mas também como um ponto de partida para o novo SNE, o que resulta em um sentimento levemente negativo.
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Rafael Brito
Rafael Brito é mencionado como deputado e relator da proposta, que sugeriu o debate e está acompanhando as audiências, sem uma avaliação direta de sua atuação.
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MDB-AL
O MDB-AL é mencionado como o partido ao qual o deputado Rafael Brito pertence, sem uma avaliação específica.
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Adriana Ventura
Adriana Ventura é mencionada como deputada que afirma que haverá mais discussões sobre o projeto, sem uma avaliação direta de sua atuação.
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Novo-SP
O Novo-SP é mencionado como o partido ao qual a deputada Adriana Ventura pertence, sem uma avaliação específica.
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Finanças e Tributação
A comissão de Finanças e Tributação é mencionada como uma das que analisarão o projeto de lei, sem uma avaliação específica.
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Constituição e Justiça e de Cidadania
A comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania é mencionada como uma das que analisarão o projeto de lei, sem uma avaliação específica.
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Agência Câmara Notícias
Agência Câmara Notícias é citada como a fonte das informações, sem uma avaliação sobre a agência em si.
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PLP 25/19
O PLP 25/19 é mencionado como outra proposta que será examinada em conjunto com o PLP 235/19, sem uma avaliação específica.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma visão majoritariamente crítica em relação à criação do Sistema Nacional de Educação, citando especialistas que alertam para a perda de autonomia de estados e municípios e a uniformização excessiva das diretrizes educacionais.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo