PETINHADAS do Dr.Pêta no JP *** O jogo político no Maranhão ganhou, essa semana, um tempero que exala mais uma reação calculada do que uma simples coincidência!!! Quem acompanha de perto sabe que Brasília não...
Ler notícia completa no site do autor ↗️Notinhas e mistérios da semana
Publicado em: Por: John Cutrim
Sentimento por Entidade:
-
Dr. Pêta
O nome é usado no título de forma genérica, sem atribuição de sentimentos diretos no corpo do texto.
-
JP
Mencionado no título como local de origem das 'petinhadas', sem mais contexto ou sentimento atribuído.
-
Planalto Central
Referência genérica ao centro do poder político em Brasília, sem carga emocional específica.
-
Flávio Dino
É retratado como o articulador por trás de ações políticas calculadas e questionáveis, como a investigação na PF e a tomada do controle do PSB, com o texto insinuando intenções ocultas e o uso de 'artimanhas'.
-
Orleans Brandão
Mencionado como um possível pré-candidato, sem que o texto atribua sentimentos diretos a ele, mas sim às movimentações políticas em torno de seu nome.
-
Carlos Brandão
O texto sugere que o comando estadual do PSB foi retirado de suas mãos, o que é apresentado como uma 'vitória' dos adversários, indicando uma perda de influência ou controle.
-
Supremo Tribunal Federal
É associado à utilização das forças dos adversários de Carlos Brandão e do governo, sugerindo que o STF é um palco para disputas políticas e decisões questionáveis.
-
PSB
O controle estadual do partido foi tomado das mãos do governador Brandão e entregue à senadora Ana Paula Lobato, o que é apresentado como uma manobra política dos 'dinistas'.
-
Ana Paula Lobato
É apresentada como a senadora que assumiu o controle estadual do PSB, o que é visto como parte de uma estratégia política calculada por parte dos aliados de Flávio Dino.
-
Othelino Neto
Mencionado como esposo da senadora Ana Paula Lobato e deputado estadual, sem atribuição direta de sentimentos.
-
Polícia Federal
É o órgão para onde Flávio Dino encaminhou denúncias, sem que o texto atribua sentimentos à PF em si, mas sim à decisão do ministro.
-
Ana Clara Botelho Alcântara
É descrita como uma 'ilustre desconhecida', 'alienígena', que não conhece o Maranhão e teve sua petição usada por Flávio Dino para investigar denúncias, o que a coloca em uma posição de ser usada e desqualificada.
-
Walter Salles
Citado como cineasta renomado, usado por Flávio Dino para enviar uma mensagem política, sem que sentimentos sejam atribuídos a ele diretamente.
-
Antônio Américo
Mencionado como tendo sido afastado do comando da Federação Maranhense de Futebol, sem que o texto atribua sentimentos à sua pessoa.
-
Douglas de Melo Martins
É o juiz que decretou a mudança na direção da FMF e que, segundo o texto, deveria investigar as informações sobre a interventora. Sua atuação é apresentada de forma neutra, mas com sugestão de intervenção.
-
Federação Maranhense de Futebol
O texto descreve um cenário de desconfiança e possíveis quebras de acordo em relação à sua intervenção e futuras eleições, com insinuações de manipulação por parte de um empresário.
-
Confederação Brasileira de Futebol
A CBF é apresentada como uma entidade que tomou medidas (suspensão de repasses, sugestão de interventor) para corrigir a situação na FMF, demonstrando uma postura ativa e com o objetivo de resolver um problema.
-
CBF
A CBF é apresentada como uma entidade que tomou medidas (suspensão de repasses, sugestão de interventor) para corrigir a situação na FMF, demonstrando uma postura ativa e com o objetivo de resolver um problema.
-
Shopping da Ilha
Mencionado como o local de onde uma pessoa recebeu 'mala privada', sem que o local em si tenha carga emocional.
-
Viana
Mencionado como o local onde a entrega de uma ambulância gerou disputa política, sem que o local em si tenha carga emocional.
-
Duarte Júnior
É apresentado como o articulador que garantiu recursos federais para uma ambulância em Viana, com uma ação positiva, mas que é alvo de disputa política pelo prefeito.
-
PAC
Mencionado como a origem dos recursos para a ambulância em Viana, sem atribuição de sentimento.
-
Carrinho Cidreira
É retratado como o prefeito que tentou se apropriar politicamente da entrega de uma ambulância, minimizando o papel do deputado Duarte Júnior e sendo acusado de 'apropriação indébita'.
-
Pedro do Rosário
Mencionado como o município cujo prefeito usa Donald Trump como desculpa para não pagar direitos trabalhistas, sem que o local em si tenha carga emocional.
-
Donald Trump
É usado como bode expiatório pelo prefeito de Pedro do Rosário para justificar a falta de pagamento de direitos trabalhistas, o que o coloca em uma posição de ser culpado indevidamente.
-
Sindicato dos Servidores
Mencionado como não tendo 'engolido' a justificativa do prefeito de Pedro do Rosário, indicando uma postura de oposição ou desconfiança.
-
TCE-MA
Conselheiros do órgão têm opiniões divergentes sobre a decisão de Flávio Dino, com uma das opiniões sugerindo que a decisão teve o objetivo de amedrontar um colega.
-
Alema
Mencionado como o local onde um deputado fez um pronunciamento pedindo implantação de PCCS, sem atribuição de sentimento.
-
Júnior Vieira
Sua exoneração e pré-candidatura são mencionadas como um mistério, sem atribuição direta de sentimentos.
-
Mato Grosso
Mencionado como o estado de origem do interventor sugerido pela CBF para a FMF, sem atribuição de sentimento.
-
Fantástico
Mencionado como o programa para o qual uma pessoa 'merece música', em tom de escárnio.
-
Sentimento Geral
O texto apresenta um tom predominantemente crítico e sarcástico em relação a diversas figuras e situações políticas e sociais, com um viés de denúncia e exposição de supostos escândalos e manobras. Há poucas menções positivas e muitas críticas veladas ou explícitas.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo