O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (13), que o recreio e os intervalos entre aulas passam a integrar, como regra geral, a jornada de trabalho dos professores.
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Publicado em: Por: O Informante
Sentimento por Entidade:
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Supremo Tribunal Federal
O STF é apresentado como o órgão decisório que trouxe uma nova regra, o que é descrito de forma neutra, com um leve tom positivo por ter buscado uma solução 'equilibrada'.
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Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades
A associação é mencionada como a entidade que apresentou a ADPF contestando decisões anteriores, o que a coloca em uma posição de oposição à interpretação que beneficiava os professores. A menção de que 'contestava decisões' sugere um papel de resistência à inclusão do recreio na jornada.
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Tribunal Superior do Trabalho
O TST é citado por ter tomado decisões que a Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades contestava. A decisão do STF de considerar a presunção absoluta do TST como inconstitucional indica uma visão negativa sobre as decisões anteriores do TST neste contexto.
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Edson Fachin
O ministro Fachin é descrito por sua ação de pedir destaque e por ter defendido uma posição vencida. Sua atuação é apresentada de forma factual, sem julgamento de valor sobre sua conduta, resultando em um sentimento neutro.
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Gilmar Mendes
O relator Gilmar Mendes é apresentado como aquele que considerou inconstitucional a presunção absoluta do TST e ajustou seu voto, liderando a solução mais equilibrada. Sua atuação é descrita de forma positiva por ter buscado essa resolução.
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Flávio Dino
Flávio Dino é mencionado por ter apresentado uma tese que foi incorporada na decisão final, contribuindo para uma solução 'mais equilibrada'. Sua contribuição é vista de forma positiva.
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Cristiano Zanin
O ministro Zanin é listado entre os que acompanharam o entendimento majoritário. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor específico, resultando em neutralidade.
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Cármen Lúcia
A ministra Cármen Lúcia é listada entre os que acompanharam o entendimento majoritário. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor específico, resultando em neutralidade.
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André Mendonça
O ministro André Mendonça é listado entre os que acompanharam o entendimento majoritário. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor específico, resultando em neutralidade.
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Kassio Nunes Marques
O ministro Kassio Nunes Marques é listado entre os que acompanharam o entendimento majoritário. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor específico, resultando em neutralidade.
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Dias Toffoli
O ministro Dias Toffoli é listado entre os que acompanharam o entendimento majoritário. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor específico, resultando em neutralidade.
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Luiz Fux
O ministro Luiz Fux é listado entre os que acompanharam o entendimento majoritário. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor específico, resultando em neutralidade.
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Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes é listado entre os que acompanharam o entendimento majoritário. Sua menção é factual e não carrega um julgamento de valor específico, resultando em neutralidade.
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CLT
A CLT é mencionada como o fundamento legal para a submissão do professor ao poder diretivo da instituição, sendo citada de forma neutra e informativa.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma decisão judicial com implicações práticas para uma categoria profissional. A linguagem é majoritariamente descritiva e informativa, com nuances de neutralidade e leve positividade ao descrever a busca por uma 'solução mais equilibrada' e a consideração das tarefas pedagógicas. Não há forte carga emocional negativa ou positiva.
- Muito Positivo
- Positivo
- Neutro
- Negativo
- Muito Negativo
