A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (21) projeto que obriga o poder público a garantir o acesso à água potável nas escolas. O PL ...
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Publicado em: Por: Programa Falando SérioSentimento por Entidade:
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Comissão de Educação (CE)
A entidade é apresentada como responsável pela aprovação de um projeto importante e benéfico, o que confere um sentimento positivo à sua atuação no contexto da notícia.
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PL 5.696/2023
O projeto de lei é o foco central da notícia e é apresentado como uma solução necessária e positiva para um problema grave, com potencial para melhorar significativamente a vida dos estudantes.
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Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados é mencionada como a origem do projeto de lei, um fato neutro em si, mas que contribui para a iniciativa legislativa.
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Senado
O Senado é o próximo passo para a aprovação do projeto, o que o coloca em uma posição neutra, mas de relevância processual para a iniciativa.
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Confúcio Moura
O senador é elogiado por ler o relatório favorável e por suas declarações enfáticas sobre a importância do projeto e os dados alarmantes que o fundamentam, demonstrando apoio e engajamento positivo.
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MDB-RO
O partido é mencionado como a filiação de um dos senadores envolvidos no projeto, o que é um fato neutro.
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Alessandro Vieira
O senador é apresentado como o autor do relatório favorável ao projeto, o que demonstra seu apoio e contribuição positiva para a iniciativa.
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MDB-SE
O partido é mencionado como a filiação de um dos senadores envolvidos no projeto, o que é um fato neutro.
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Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
A lei é mencionada como um marco legal que será alterado pelo projeto, o que a coloca em um contexto neutro de referência legal.
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Lei 11.947
A lei é mencionada como um marco legal que será alterado pelo projeto, o que a coloca em um contexto neutro de referência legal.
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Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
O FNDE é citado como o mantenedor do programa PDDE, que poderá ser usado para financiar o acesso à água potável, o que o coloca em um papel de apoio neutro à iniciativa.
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Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
O programa é apresentado como um mecanismo de financiamento que pode ser utilizado para garantir o acesso à água potável, o que lhe confere um papel positivo e de suporte à iniciativa.
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Conselho de Alimentação Escolar (CAE)
O conselho terá um papel de fiscalização e acompanhamento do uso de recursos para abastecimento de água, o que o coloca em uma posição ativa e positiva para a garantia do direito.
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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
O Inep é citado como o realizador do Censo Escolar que forneceu os dados alarmantes, o que o coloca em um papel neutro de fonte de informação.
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Censo Escolar de 2023
O censo é a fonte dos dados alarmantes sobre a falta de acesso à água potável nas escolas, o que, embora seja uma informação importante, retrata uma situação negativa.
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Confúcio Moura
O senador é elogiado por ler o relatório favorável e por suas declarações enfáticas sobre a importância do projeto e os dados alarmantes que o fundamentam, demonstrando apoio e engajamento positivo.
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Flávio Arns
O senador expressa vergonha pelos dados alarmantes, mas sua fala reforça a necessidade e a importância do projeto, demonstrando um apoio implícito e positivo à iniciativa.
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PSB-PR
O partido é mencionado como a filiação de um dos senadores envolvidos no projeto, o que é um fato neutro.
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Sentimento Geral
O texto tem um tom predominantemente positivo, pois trata da aprovação de um projeto de lei que visa garantir um direito básico (água potável) nas escolas, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade da educação. Há menções a dados alarmantes que justificam a urgência da medida, mas o foco principal é a solução proposta.
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