Prática motivou duas ACPs contra envolvidos. O Ministério Público do Maranhão (MPMA) pediu, em Ação Civil Pública, na primeira terça-feira do mês de junho, 5, a suspensão liminar das nomeações e contratações de 14 pessoas favorecidas em casos de nepotismo na Prefeitura de Cururupu, diversas Secretarias municipais, além da Câmara de Vereadores, no período de
Ler notícia completa no site do autor ↗️CURURUPU! MPMA: aciona prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores por nepotismo/também improbidade administrativa…
Publicado em: Por: Leitão
Sentimento por Entidade:
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Ministério Público do Maranhão
O MPMA é retratado como um órgão que age em defesa do interesse público, buscando coibir ilegalidades, o que confere uma percepção positiva à sua atuação no contexto da notícia.
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Cururupu
A cidade é o palco das irregularidades descritas (nepotismo e improbidade administrativa), o que a associa a práticas negativas e a uma situação de descrédito.
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Aldo Luís Borges Lopes
O prefeito é diretamente acusado de praticar nepotismo e improbidade administrativa, nomeando parentes e buscando apoio político de forma ilegal, o que gera uma forte conotação negativa.
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Antônio Carlos de Jesus Silva
Como presidente da Câmara Municipal, é citado na ação do MPMA por nepotismo e improbidade administrativa, associando-o às práticas ilegais.
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Samira Mercês dos Santos
É mencionada como titular da Promotoria de Justiça que moveu a ação, sendo a fonte das informações e representando a atuação do MP, o que lhe confere uma conotação positiva como agente da lei.
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José Ribamar Mendes Junior
É citado como beneficiário de nepotismo ao ser nomeado na Secretaria Municipal de Educação, o que o associa à prática ilegal.
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Laelton Silva
É citado como beneficiário de nepotismo ao ser nomeado na Secretaria Municipal de Cultura, o que o associa à prática ilegal.
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André Gustavo Pestana
O vice-prefeito é mencionado como tendo diversos parentes nomeados em cargos públicos, associando-o à prática de nepotismo e improbidade administrativa.
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André Guilherme Pestana
É citado como beneficiário de nepotismo ao ser nomeado no gabinete do prefeito, o que o associa à prática ilegal.
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Valdenor Machado
É citado como beneficiário de nepotismo ao ser nomeado na Secretaria Municipal de Obras, o que o associa à prática ilegal.
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Jenner Pestana
É citado como beneficiário de nepotismo ao ser nomeado na Secretaria Municipal de Assistência Social, o que o associa à prática ilegal.
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Ranulfo Pestana
É citado como beneficiário de nepotismo ao ser nomeado na Secretaria Municipal de Saúde, o que o associa à prática ilegal.
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Francisco Pessoa
O vereador é mencionado por ter sua companheira e filho nomeados em cargos na Secretaria Municipal de Saúde, associando-o ao nepotismo.
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Aldo Almeida
O vereador é mencionado por ter sua companheira lotada na Secretaria Municipal de Educação, associando-o ao nepotismo.
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Josean Costa
O vereador é mencionado por ter sua companheira favorecida com cargo na Secretaria Municipal de Agricultura, associando-o ao nepotismo.
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Maria de Nazaré Oliveira
A secretária municipal de Assistência Social é mencionada por ter suas duas filhas nomeadas no órgão que ela dirige, o que a associa diretamente ao nepotismo.
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João Carlos Braga
O secretário municipal de Educação é mencionado por ter uma filha lotada na Secretaria Municipal de Cultura, o que o associa diretamente ao nepotismo.
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Súmula Vinculante 13
A súmula é citada como a base legal que proíbe a prática de nepotismo, servindo como referência para a ação do MP, o que lhe confere um papel positivo como instrumento de controle.
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Supremo Tribunal Federal
O STF é mencionado como o órgão que emitiu a Súmula Vinculante 13, servindo como referência para a proibição do nepotismo, o que lhe confere um papel institucional positivo.
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Sentimento Geral
O texto apresenta uma forte conotação negativa devido à ação do Ministério Público contra o prefeito e outros agentes públicos por nepotismo e improbidade administrativa, detalhando as ilegalidades e as consequências legais.
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